WhatsApp processará empresas por abusar de mensagens em massa

Como as mensagens autodestrutivas do WhatsApp funcionarão

Obter uma enxurrada de mensagens em massa é uma das partes mais irritantes dos serviços modernos de mensagens. Porém, o WhatsApp diz que está tomando medidas adicionais para impedir que pessoas e empresas abusem de seu sistema com mensagens em massa e automatizadas.

Embora o WhatsApp ofereça um aplicativo comercial e uma API para ajudar as empresas a se comunicarem mais facilmente com os clientes, a empresa diz que o uso dessas ferramentas para enviar mensagens em massa ou automatizadas é contra seus Termos de Serviço.

Whatsapp e as mensagens em massa

As mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, mas a empresa ainda pode identificar abusos até certo ponto usando informações não criptografadas – como fotos de perfil ou relatórios de usuários – e Inteligência Artificial (IA). A empresa diz que impediu a entrada de “milhões de contas abusivas” em seu serviço.

Empresa usa IA para identificar alguns casos de violação.

Ainda assim, algumas contas encontram uma maneira de contornar a IA do WhatsApp. Portanto, a empresa começará a tomar medidas legais contra violadores, mesmo que descubra essas informações fora de sua plataforma. Nas próprias palavras da empresa:

… a partir de 7 de dezembro de 2019, o WhatsApp tomará medidas legais contra aqueles que determinamos que estão envolvidos ou que auxiliam outras pessoas em abuso que viole nossos Termos de Serviço, como mensagens automatizadas ou em massa ou uso não pessoal, mesmo que essa determinação seja com base em informações disponíveis exclusivamente para nós fora de nossa plataforma. Por exemplo, informações fora da plataforma incluem reivindicações públicas de empresas sobre sua capacidade de usar o WhatsApp de maneiras que violam nossos Termos.

Em outras palavras, pessoas ou serviços que exibem sua capacidade de anunciar via WhatsApp ou que abusam de mensagens em massa podem se deparar com os advogados do WhatsApp. Não é difícil encontrar esses serviços com uma pesquisa rápida no Google. Assim, esperamos que essa alteração leve a pelo menos um pouco menos de spam na plataforma.

Fonte: The Next Web

Leia também:

WhatsApp copia Telegram e terá mensagens autodestrutivas

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile