A Wi-Fi Alliance anuncia que a certificação para Wi-Fi 6E agora está disponível. Assim, isso deve garantir a interoperabilidade dos equipamentos no espectro de 6 GHz.
O anúncio foi feito pela organização conhecida como Wi-Fi Alliance em 7 de janeiro de 2021. Wi-Fi 6E é um nome comum na indústria para identificar dispositivos que oferecerão os recursos e capacidades do Wi-Fi 6 após aprovações regulatórias.
Wi-Fi CERTIFIED 6 é apresentado em um momento em que o impulso global para a operação de Wi-Fi na banda de 6 GHz está se intensificando.
O Wi-Fi 6E oferece os benefícios do espectro de 6 GHz para consumidores, fabricantes de dispositivos e provedores de serviços, já que a banda está disponível em todo o mundo. A certificação Wi-Fi Alliance ajuda a garantir que os usuários tenham uma experiência segura.
Wi-Fi Alliance anuncia certificação Wi-Fi 6E. Qual é a diferença entre 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz?
Esses números referem-se às “bandas” que o seu WiFi usa para seu sinal, já que o WiFi de 2,4 GHz pode atingir 450 mBps ou 600 mBps, dependendo do roteador.
O WiFi de 5 GHz, por outro lado, é capaz de ir até 1.300 mBps e as velocidades máximas indicadas acima são altamente dependentes do padrão WiFi que o computador suporta (802.11b, 802.11g, 802.11n ou 802.11ac).
O WiFi de 2,4 GHz não é usado apenas por roteadores WiFi. No entanto, também tem utilidade em muitos dispositivos que podem interferir no sinal e diminuir a velocidade. Como as ondas de 2,4 GHz são mais longas, elas serão mais adequadas para cobrir longas distâncias, além de atravessar paredes e obstáculos.
A banda de 5 GHz, mais nova que 2,4 GHz, é menos congestionada, o que pode resultar em uma conexão mais estável. Por outro lado, as ondas mais curtas usadas para 5 GHz o tornam menos adequado para longas distâncias e através de objetos.
O Wi-Fi 6E usará até 14 canais adicionais de 80 MHz e 7 canais adicionais de 160 MHz na banda de 6 GHz para aplicações como streaming de vídeo de alta definição e realidade virtual.
Os dispositivos Wi-Fi 6E aproveitarão esses canais mais amplos e capacidade adicional para oferecer melhor desempenho de rede e oferecer suporte a mais usuários Wi-Fi, mesmo em ambientes muito densos e congestionados.
O Wi-Fi 6E estende os recursos do Wi-Fi CERTIFIED 6 para a banda de 6 GHz, incluindo acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência (OFDMA), tempo de ativação desejado e MU-MIMO (multiusuário, entrada múltipla, múltiplas saídas).
Todos esses recursos se beneficiam da capacidade adicional de espectro de 6 GHz e da disponibilidade de sete canais superlargos de 160 MHz para mover mais dados e fornecer aplicativos Wi-Fi 6E de alta largura de banda, incluindo comunicações unificadas, AR / VR. e vídeo holográfico.
O Wi-Fi 6E oferece capacidade adicional, maior velocidade e latência reduzida para atividades críticas como teletrabalho, videoconferência e e-learning.
Já em uso em vários países
Após a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos de abrir 1200 MHz do espectro de 6 GHz para uso de Wi-Fi, o Reino Unido, Europa, Chile, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos também adotaram a decisão de oferecer 6 GHz para Wi-Fi.
Países como Brasil, Canadá, México, Peru, Taiwan, Japão, Arábia Saudita, Mianmar e Jordânia também estão caminhando para uma operação de banda de 6 GHz. O consórcio Wi-Fi Alliance cumpriu sua promessa de fazer a certificação de Os produtos Wi-Fi 6E estão disponíveis assim que o espectro estiver disponível. Após este anúncio,
O Wi-Fi 6E terá uma rápida adoção em 2021, com mais de 338 milhões de dispositivos entrando no mercado e quase 20% de todas as remessas de dispositivos Wi-Fi 6 com capacidade de 6 GHz até agora 2022, disse Phil Solis, diretor de pesquisa do IDC. Este ano, esperamos ver novos chipsets Wi-Fi 6E de várias empresas e uma variedade de novos smartphones, PCs e laptops Wi-Fi 6E no primeiro trimestre de 2021, também televisores e produtos de realidade. virtual em meados de 2021.
A interoperabilidade global dos dispositivos Wi-Fi 6E está levando à rápida adoção e inovação na banda de 6 GHz, disse Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance. Em breve, os usuários terão uma experiência de Wi-Fi sem precedentes, que melhora drasticamente os aplicativos e fornece novos casos de uso que mudarão sua experiência de conexão.
Fonte: https://www.wi-fi.org