Uma mudança proposital para privilegiar o uso do navegador Edge, ou é somente pelo excesso de informações mesmo? O fato é que muitos usuários começam a reclamar do menu de configurações do novo Windows 11 pois, para eles, esse menu complica a escolha do navegador padrão, por exemplo.
O próximo lançamento do Windows 11 da Microsoft ganhou elogios por sua reformulação da interface do usuário, mas a visualização causou um alerta entre os fãs do Windows por causa da complicação do processo de seleção de um navegador padrão.
A Microsoft há muito enfrenta acusações de rivais como Vivaldi e Mozilla, fabricante do Firefox, em relação ao Windows 10, tornando o Edge o navegador padrão. Vivaldi em 2017 reclamou que as atualizações do Windows 10 tornaram o Edge o padrão, embora os usuários já tivessem selecionado outro navegador como padrão.
No entanto, conforme observado pelo site The Verge, o Windows 11 em sua forma de visualização atual torna mais complicado do que no Windows 10 alterar a forma como o navegador padrão é atribuído.
Windows 11 complica a escolha do navegador padrão
Como observou, em Configurações> Aplicativos> Aplicativos padrão, o Windows 11 requer que os usuários definam um navegador padrão como o Chrome por arquivo ou tipo de link em vez de escolher um navegador padrão uma vez para todos os tipos de arquivo.
Portanto, para o Chrome, os usuários precisam selecionar especificamente se desejam para HTM, HTML, PDF, SHTML, SVG, WEBP, XHT, XHTML, FTP, HTTP e HTTPS.
O Windows 11 torna mais fácil escolher qual navegador é o padrão para os diferentes tipos de arquivo – mas essa escolha extra pode enganar muitos usuários.
O Windows 11 mantém a escolha única de tornar um navegador diferente do Edge o padrão em todas as ocasiões – mas essa opção só é apresentada uma vez após a instalação de um novo navegador.
Depois disso, quando os usuários tentam alterar o navegador padrão em Aplicativos Padrão, o Windows 11 apresenta uma caixa de diálogo que diz: “Antes de mudar, Experimente o Microsoft Edge – é rápido, seguro e desenvolvido para o Windows 11.”
Concorrentes estão de olho
Hiroshi Lockheimer, que dirige o Google Android, Chrome, Chrome OS, observou a ironia das configurações de aplicativos padrão da Microsoft.
Isso da empresa que afirma ser a mais aberta, com ‘a maior escolha’. Espero que seja apenas uma prévia do desenvolvedor, e a versão comercial do Windows 11 esteja à altura de suas afirmações. Isso está longe de ser uma ‘escolha’, escreveu Lockheimer.
Os navegadores Opera e Vivaldi baseados em Chromium também foram críticos em relação à maneira como a Microsoft está oferecendo opções de navegador padrão nas configurações.
A Microsoft argumenta que o Windows 11 oferece aos usuários mais controle sobre como e onde as opções de navegador padrão são aplicadas.
“Com o Windows 11, estamos implementando o feedback dos clientes para personalizar e controlar os padrões em um nível mais granular, eliminando categorias de aplicativos e elevando todos os aplicativos à vanguarda da experiência de padrões”, disse um porta-voz da Microsoft.
Como evidenciado por essa mudança, estamos constantemente ouvindo e aprendendo e agradecemos os comentários dos clientes que ajudam a moldar o Windows. O Windows 11 continuará a evoluir com o tempo; se aprendermos com a experiência do usuário que há maneiras de fazer melhorias, faremos assim.
Então, como você vai resolver isso?
- Abra as configurações clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecionando Configurações ou pressione Win + I
- Vá para a seção Aplicativos e clique em Aplicativos padrão
- Abaixo de Definir padrões para aplicativos , localize o navegador da web de sua preferência e clique nele
- Para os tipos de arquivo HTM, HTML, PDF, SHTML, SVG, WEBP, XHT, XHTML, FTP, HTTP e HTTPS, mude do Edge para o navegador de sua escolha.
Como o Windows 11 está atualmente em beta, isso está sujeito a alterações, mas esses são os obstáculos absurdos que você precisa enfrentar no momento.
Via ZDNet