A Microsoft inovou e colocou em sua loja o Windows Subsystem for Linux (WLS). Isso quer dizer que o Windows Subsystem para Linux agora é um aplicativo da Microsoft Store.
“A versão Store do WSL agora é a versão padrão do WSL”, escreveu Craig Loewen, gerente de programa da Windows Developer Platform, em um post na terça-feira.
“A versão Windows do WSL ainda receberá correções de bugs críticos, mas a versão Store do WSL é onde novos recursos e funcionalidades serão adicionados”, explicou Loewen.
WSL é um aplicativo da Microsoft Store que permite executar o Linux real que se integra diretamente ao Windows
A versão da Store será, inclusive, a padrão para quem usar o comando wsl –install do terminal. A execução do comando instalará automaticamente a versão Store do WSL. Ele não habilitará mais o componente opcional Windows Subsystem for Linux, nem instalará o kernel WSL ou os pacotes WSLg MSI, pois eles não são mais necessários.
Windows Subsystem para Linux agora é um aplicativo da Microsoft Store
Loewen admite que tudo isso é um pouco confuso porque a Microsoft oferece dois tipos de distribuições WSL: WSL 1, que não é realmente uma VM e não oferece o kernel Linux completo, e WSL 2, que é uma VM Linux completa. “Há também a versão ‘no Windows’ do WSL como um componente opcional do Windows e o WSL na Microsoft Store como a ‘versão Store do WSL'”, esclareceu Loewen.
“Com esta atualização, nosso objetivo é simplificar a versão. Como o WSL 2 é o tipo de distribuição padrão e a versão Store do WSL é o local de instalação padrão, você pode apenas dizer: WSL é um aplicativo na Microsoft Store que permite execute o Linux real que se integra diretamente ao Windows.”
A notícia de que a versão comprada na loja do WSL se tornou a peça principal da Microsoft veio com uma mudança no status do software. Ele passou de visualização para disponibilidade, além de trabalhar para garantir que funcione no Windows 10 e 11.
A atualização também adiciona os seguintes recursos:
- –enable-wsl1 Habilita o suporte WSL 1 durante a instalação da versão Microsoft Store habilitando também o componente opcional “Windows Subsystem for Linux”;
- –no-distribution Não instala uma distribuição ao instalar o WSL;
- O –no-launch não inicia automaticamente a distro após a instalação;
- –web-download Baixa a versão mais recente do WSL da Internet em vez da Microsoft Store.
- wsl.exe –update Verifica e aplique atualizações para o pacote WSL MSIX da Microsoft Store, em vez de atualizar o MSI do kernel WSL;
- Ao executar o WSL usando a versão do componente opcional do Windows, uma vez por semana você verá uma mensagem na inicialização indicando que pode atualizar para a versão Store executando wsl –update.
Outras adições incluem a opção de adotar system e a capacidade de executar aplicativos Linux GUI no Windows 10.
Então, a loja é agora o método padrão e preferido da Microsoft para acessar e instalar o WSL. No ntanto, a página GitHub do projeto ainda oferece versões que podem ser instaladas manualmente.