Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux

Windows Terminal recebe restauração de sessão e recursos experimentais de scratchpad
Uma grande vulnerabilidade que afeta uma grande parte do ecossistema Linux foi corrigida no Sudo.

A Microsoft prepara para lançar em maio a primeira versão do Windows Terminal. Esta é uma das promessas da empresa que deve sair logo. A outra é o navegador Edge para Linux, que também está previsto para sair em breve, porém, sem qualquer data definida. A primeira versão do Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux (WSL).

Portanto, a versão traz alguns retoques finais na visualização do Terminal do Windows para desenvolvedores que usam o Prompt de Comando, o PowerShell e o Windows Subsystem para Linux (WSL) do Windows 10.

Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux

Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux

O novo suporte de entrada do mouse abrange aplicativos em execução no WSL e Windows que usam o terminal virtual (VT) em oposição à API do Win32. Agora, aplicativos como tmux e a porta do Windows do gerenciador de arquivos do Linux Midnight Commander responderão aos cliques do mouse.

Uma nova atualização das configurações do Terminal do Windows apresenta um ‘painel duplicado’ que permite aos usuários abrir um novo painel com um perfil duplicado do painel em uso. Isso é ativado por uma nova opção chamada ‘splitMode’ em ‘splitPane’, que permite aos usuários definir uma nova ligação de chave ‘duplicada’.

Lançamento previsto para maio

A versão de fevereiro deveria ser a última versão de pré-visualização antes da conclusão do Windows Terminal, mas Kayla Cinnamon da Microsoft sugeriu que poderia haver mais algumas atualizações mensais antes da versão 1 ser lançada em maio, provavelmente para se alinhar à sua conferência anual Build, que será apenas ser mantido online como parte da resposta da Microsoft ao surto de doença COVID-19.

Atualmente, estamos corrigindo bugs para se preparar para o lançamento da v1. O Windows Terminal v1 será lançado em maio. Depois disso, planejamos lançar a próxima atualização em junho para continuar com o ciclo de envio mensal. Nossos lançamentos continuam na Microsoft Store e no GitHub, observou ela.

Mais novidades

Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux

A versão 0.10 inclui algumas atualizações do Azure Cloud Shell (ACS), incluindo a capacidade do PowerShell, modo de mouse agora funcionar no ACS.

As melhorias na interface do usuário no ACS permitem que os usuários insiram um número de visitante maior que 9, enquanto o texto inserido pelo usuário agora está realçado. O ACS também segue a opção de shell do usuário definida em shell.azure.com.  

A atualização também corrige um bug que causava rolagem inconsistente ao usar as entradas da tela sensível ao toque e do touchpad.

A Microsoft recentemente adicionou efeitos de tela CRT retrô ao Terminal, que foi anunciado no Build 2019 em maio passado e vem adicionando novos recursos nas atualizações mensais desde sua primeira visualização em junho do ano passado.

Os desenvolvedores de terminais adotaram dicas de design para o Terminal, notando recentemente que ele foi “fortemente inspirado pelo do venerável e amado concorrente de tela GNU”, o  terminal tmux para sistemas do tipo Unix.

Windows Terminal da Microsoft terá suporte para mouse no Windows Subsystem for Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile