O quarto candidato a lançamento do Wine 8.0 já está disponível enquanto o projeto trabalha para seu lançamento estável nas próximas semanas. O Wine, é claro, permite a execução de programas e jogos do Windows no Linux e em outras plataformas. O fork Wine da Valve, o Proton, é o que alimenta o Steam Play.
Com o congelamento do código do Wine 8.0 em vigor desde o início de dezembro, não há novos recursos para o Wine 8.0-rc4, mas continua apenas com correções de bugs até que a versão estável do Wine 8.0.0 esteja pronta no final de janeiro ou início de fevereiro.O Wine 8.0-rc4 corrige 25 bugs conhecidos desde o lançamento do 8.0-rc3 há uma semana.
Wine 8.0-rc4 lançado com mais 25 bugs corrigidos
Entre as correções no Wine 8.0-rc4 estão as mensagens de erro do Assembler, erros D2D1, renderização lenta quando conectado a um monitor externo, problemas de aplicativos DX10/DX11 com drivers de GPU mais antigos e várias outras correções aleatórias. Também há correções de jogos no candidato a lançamento desta semana para ajudar Guild Wars, Petz 4 e outros títulos. No lado do aplicativo profissional, há uma correção para executar o software Catia CAD.
Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Wine 8.0-rc4 de hoje via WineHQ.org.
Novo Steam Linux e Steam Deck Beta corrige um grande bug
Recentemente, a Valve lançou um Beta para Steam desktop e Steam Deck, que infelizmente veio com um grande bug que as pessoas encontraram, mas uma nova versão corrige e adiciona mais algumas correções também.
O bug foi um grande problema, que acabou fazendo com que as pessoas no Linux e no Steam Deck não conseguissem abrir nada depois que o Steam tivesse sido aberto por um curto período de tempo.
Mais uma vez, as notas do patch são basicamente as mesmas no desktop e no Steam Deck:
Linux
- Corrigida a regressão que causava o problema “Número máximo de clientes alcançados”
Transferências
- Corrigido o botão Patch Notes nas entradas da página de downloads
Novo modo de imagem grande
- Permitir que o teclado na tela seja ativado enquanto estiver no modo New Big Picture e a janela do Steam não estiver focada
- Corrigidos alguns problemas em que as janelas do teclado na tela e do configurador do controlador não podiam ser reativadas após o fechamento
- Corrigido o problema de ativação de algumas ramificações beta do jogo
Entrada de Steam
- Corrigido o problema com a visualização do Joystick Deadzone não atualizando
Parece que eles realmente perceberam, pelo menos para a atualização anterior, que copiaram/colaram um recurso da área de trabalho para o Steam Deck que não estava disponível no Steam Deck. O recurso é o novo ícone do controlador completo/parcial sendo adicionado ao foco do jogo em sua biblioteca, já que eles voltaram e o removeram do changelog.
O anterior ainda lista algumas opções de controle que não estão realmente disponíveis no Steam Deck – seria bom se essas coisas fossem verificadas completamente antes de sair em seus changelogs oficiais para não confundir os usuários.