Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve

Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve
Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve

Como informamos recentemente, saiu a versão 8.0 estável do Wine nesta semana. Deste modo, a série do Wine 8.0 no Wine Git voltou a aceitar novos patches de recursos depois de ficar sob um congelamento de recursos desde o início de dezembro. Com quase dois meses de trabalho de recursos sendo trabalhados, foi uma semana ocupada desembarcando um novo código para o que, por sua vez, será encontrado no lançamento de desenvolvimento quinzenal do Wine 8.1. Então, o Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve.

Entre os novos trabalhos lançados no Wine Git esta semana está a habilitação do suporte VK_EXT_hdr_metadata dentro do código Wine Vulkan. A extensão VK_EXT_hdr_metadata é para lidar com metadados de alta faixa dinâmica (HDR) em torno de cores primárias, ponto branco e faixa de luminância como parte da cadeia de troca Vulkan. Este patch para Wine é necessário para lidar com HDR com jogos Vulkan nativos como Doom Eternal, bem como jogos Direct3D com suporte HDR que utilizam DXVK ou VKD3D-Proton.

Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve

Wine 8.1 usa extensão Vulkan HDR para ajudar na habilitação de jogos HDR da Valve

A Valve estava carregando este patch como parte de sua compilação Proton baseada no Wine, mas agora ele foi atualizado para o que estará no Wine 8.1+ e depois no Wine 9.0 estável no próximo ano. Isso faz parte do trabalho da Valve no suporte a jogos HDR – atualmente limitado ao compositor Gamescope, já que a área de trabalho geral do Linux ainda está trabalhando para melhorar seu suporte HDR .

Confira os detalhes do que está vindo por aí no Wine 8.1

O patch Wine Vulkan para a extensão de metadados HDR foi enviado por Joshua Ashton, da equipe Linux da Valve. Esse suporte foi mesclado por meio deste commit como a peça Wine do quebra-cabeça para trazer o suporte HDR com jogos do Windows no Linux.

Sobre o Wine 8.0

Após mais de um ano em desenvolvimento, a camada de compatibilidade entre plataformas do Wine 8.0 está pronto para executar aplicativos Windows e jogos em sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris ou macOS já está disponível para download.

A maior mudança no Wine 8.0 é a conclusão da conversão para o formato PE, que levou mais de quatro anos. Isso permite que os desenvolvedores criem todos os módulos do Wine no formato PE, que oferece muitos recursos excelentes, como proteção contra cópia, suporte para aplicativos de 32 bits em sistemas de 64 bits, depuradores do Windows, aplicativos x86 em sistemas ARM e muito mais.

Essa grande mudança no Wine 8.0 também vem com um despachante syscall especial que é usado para transições de PE para Unix para minimizar o impacto no desempenho da nova arquitetura, especialmente para as bibliotecas OpenGL e Vulkan. Então, como você pode imaginar, este é um grande marco para os jogos Linux.