O Wine 8.12 está disponível hoje como a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal deste software de código aberto para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux e outras plataformas.Notável com o Wine 8.12 é mais do trabalho do driver Wayland sendo upstream. Voltando a março, o código do driver Wine Wayland foi mesclado, seguido por mais partes do driver Wayland. Sendo assim, o Wine 8.12 lançado com ativação adicional de Wayland.
Com o lançamento do Wine 8.12 de hoje, há suporte inicial para realmente pintar janelas no código do driver Wayland.Ainda há mais trabalho a ser upstreamed antes que seja utilizável para os usuários finais, mas pelo menos está progredindo na direção certa.
Wine 8.12 lançado com ativação adicional de Wayland
Esperançosamente, com o lançamento estável do Wine 9.0 no início de 2024, o suporte nativo a Wayland será pelo menos utilizável por entusiastas/jogadores para ajudar a evitar X11/XWayland.
Também notável com o Wine 8.12 são as melhorias de desempenho do streamer de comando encontradas no código WineD3D.Existem 31 correções de bugs conhecidas no Wine 8.12, incluindo jogos como Starcraft II para software como o kit de ferramentas Flutter, Microsoft Excel 2016, Free Video Converter, SlingPlayer e outros.
Downloads e mais detalhes sobre as alterações do Wine 8.12 via WineHQ.org.
Wine começa os preparativos para reorganizar e limpar seu código Direct3D
O desenvolvedor do CodeWeavers, Zebediah Figura, abriu a solicitação de mesclagem inicial ontem, que é a primeira etapa de um esforço de várias partes para reorganizar e limpar o código “WineD3D” do Wine Direct3D.Este esforço é sobre como reorganizar o WineD3D e garantir que as funções de back-end sejam colocadas em quarentena em seus próprios arquivos. Portanto, o Wine começa os preparativos para reorganizar e limpar seu código Direct3D.
O resultado final esperado é evitar grandes arquivos de cabeçalho que não são necessários para todos os back-ends, ajudar a descobrir funções incorretamente vinculadas aos back-ends, ajudar a encontrar mais código que poderia ser feito local para um back-end e separar logicamente melhor o código WineD3D.