Wine 8.18 lançado com trabalho no gerenciamento de janelas do Wayland

Wine 9.1 lançado com melhor detecção de teclado Dvorak e melhorias no método de entrada
wine

Wine 8.18 lançado com trabalho contínuo no gerenciamento de janelas do Wayland. Assim, o Wine 8.18 foi lançado como o mais novo lançamento de desenvolvimento quinzenal deste programa de código aberto para executar aplicativos e jogos do Windows no Linux. O Wine 8.18 é mais um passo mais perto do Wine 9.0 estável, que será lançado no início de 2024.

Duas semanas atrás, com o Wine 8.17, ele trouxe o gerenciamento inicial de janelas para seu driver Wayland . Com o Wine 8.18 há trabalho adicional de gerenciamento de janelas para o driver Wayland. É tudo um esforço contínuo para fornecer suporte nativo ao Wayland para jogos/aplicativos do Windows rodando no Wine como uma alternativa ao X11/XWayland. Será interessante ver, em última análise, quão utilizável e completo é o driver Wayland no momento do marco estável do Wine 9.0.

Wine 8.18 lançado com trabalho no gerenciamento de janelas do Wayland

Wine 8.18 lançado com trabalho no gerenciamento de janelas do Wayland

O Wine 8.18 também incluiu a biblioteca FluidSynth para manipulação de DirectMusic e implementou mais suporte a efeitos no caminho de código Direct3D (D3D10) do Wine.

  • Biblioteca FluidSynth incluída para DirectMusic.
  • Mais gerenciamento de janelas no driver Wayland.
  • Mais suporte a efeitos no Direct3D 10.
  • Várias correções de bugs.

Existem 44 correções de bugs conhecidas nesta versão, desde correções de falhas do Unreal Tournament 2004 até outros problemas de jogos e aplicativos resolvidos.

O log de alterações completo do Wine 8.18 junto com downloads de fontes e binários estão disponíveis em WineHQ.org.

Wine-Staging 8.18 traz patch para um relatório de bug de 8 anos

Logo depois da chegada do Wine 8.18 temos o Wine-Staging 8.18 como a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal deste software de código aberto para executar jogos e aplicativos do Windows no Linux e outras plataformas. Agora o Wine-Staging 8.18 é a mistura mais experimental de Wine que integra apenas 500 patches extras no topo do Wine.

O Wine-Staging 8.18 tem 496 patches depois que um punhado de patches foram atualizados nas últimas duas semanas, um novo patch adicionado e algumas alterações nos patches existentes. Entre as atualizações nesta versão estavam o código VKD3D mais recente para Direct3D 12 implementado na API Vulkan e atualizações para MSXML3 e ODBC.

O novo patch desta rodada está no código Direct3D 9 para que D3DXLoadMeshHierarchyFromXInMemory retorne um ID3DXAnimationController fictício. Isso decorre de um relatório de bug de 2015 sobre o jogo Humanity Asset travando no código D3DX9 do Wine sobre a implementação ID3DXAnimationController. Com Wine-Staging 8.18, o jogo de plataforma Humanity Asset 3D esperançosamente vai parar de travar. Isso parece se basear no início do código estabelecido na versão anterior do Wine-Staging 8.17.

Os últimos lançamentos do Wine e do Wine-Staging estão disponíveis a no site WineHQ.

Fonte