Embora haja o driver inicial do Wine Wayland encontrado na versão estável do Wine 9.0 recentemente cunhada, o driver ainda não está completo para oferecer uma experiência nativa do Wayland para jogos e aplicativos do Windows executados no Linux. Portanto, a ideia é que o Wine On Wayland terá suporte a OpenGL e minimização de janelas.
Ainda há uma série de recursos do Wine Wayland ausentes da minimização de janelas e outros suportes de gerenciamento de janelas para finalizar o suporte OpenGL, área de transferência e funcionalidade de arrastar e soltar, e vários outros recursos. Alexandros Frantzis da Collabora, que tem liderado o trabalho do piloto da Wine Wayland, escreveu um post no blog resumindo brevemente suas realizações de 2023.
Wine On Wayland terá suporte a OpenGL e minimização de janelas
Isso é principalmente uma repetição para quem acompanha os lançamentos quinzenais de desenvolvimento do Wine. No entanto, para seus planos para 2024 é um pouco interessante para compartilhar.
Entre os planos da Wine Wayland deste ano compartilhados pelo desenvolvedor Alexandros Frantzis estão:
- Emulação de mudanças de modo de exibição através de dimensionamento
de compositor – Suporte
OpenGL – Melhor posicionamento de janelas transitórias (pop-ups, menus, etc) – Ainda mais gerenciamento de janelas (por exemplo, minimização) - Área de transferência e arrastar e soltar
- Melhorias gerais de robustez, correções de bugs, melhorias
de código Alguns outros recursos que seria ótimo ter eventualmente:
- Suporte para detecção automática de DPI do sistema e, idealmente, manuseio de DPI por monitor no núcleo
do Wine – Integração com o próximo protocolo
Wayland de gerenciamento de cores (e hdr) – Renderização entre processos
Será interessante ver a rapidez com que o resto desses recursos do Wine Wayland se materializam nos lançamentos de desenvolvimento do Wine 9.xx antes da estreia do Wine 10.0 no início de 2025.