Para aqueles que não conhecem o Yaourt, saiba que ele é utilizado para instalar o pacotes do AUR que é um repositório do Arch Linux, no entanto mantido pela Comunidade, o seu nome na verdade já diz tudo AUR que venha a ser: Arch User Repository (Repositório dos usuários do Archlinux). Alguns confundem o AUR como um local de repositórios, mas ele é o próprio repositório. E o Yaourt é usado justamente com o AUR, existem outras alternativas, mas vamos a informação que anda circulando.
Se buscarmos em qualquer buscador o termo “Yaourt is Dead” veremos vários posts sobre o assunto. O quadro abaixo mostra o Yaourt marcado como inseguro para uso no Arch Linux e outros aspectos que dão a entender que ele realmente morreu.
Bom, no quadro acima na verdade, não diz em nenhum momento que o Yaourt morreu, acabou ou foi descontinuado. Apenas diz que ele precisa ser atualizado, nas pesquisas que fiz a última atualização foi em 2016, digamos que pelos recursos onde podemos verificar os pacotes, o Yaourt ainda não aparece como descontinuado.
No ArchLinux Labs, uma discussão sobre o assunto mesclou as opiniões sobre o assunto, mas mesmo assim não há nenhuma informação oficial sobre o assunto até o momento da escrita deste post.
Por hora, muitos usuários estão utilizando o aurman, por ser muito semelhante em matéria de sintaxe do pacman, até o momento ele é o mais utilizado enquanto não se resolve as questões do Yaourt.
Recursos do aurman:
- O aurman suporta todas as operações do pacman e incorpora resolução confiável de dependências, detecção de conflitos e suporte a pacotes divididos.
- Você não vai precisar ficar digitando a senha do sudo a cada operação, basta uma única vez que durante aquela sessão ele vai armazenar a senha.
- Fornece suporte a pacotes de desenvolvimento e distingue entre pacotes instalados de forma explícita e implícita.
- Suporte para pesquisa de pacotes do AUR.
- Você pode ver e editar os PKGBUILDs antes de iniciar a compilação do pacote AUR.
- Ele também pode ser usado como um solucionador a parte de dependência.
Para instalar o Aurman execute os comandos abaixo:
git clone https://aur.archlinux.org/aurman.git cd aurman makepkg -si
E como dito antes, a sintaxe do aurman é semelhante ao Pacman, confira:
Para pesquisar por pacotes:
aurman -Ss
Para instalar:
aurman -S
Caso você queira conferir todos os comandos, consulte a documentação completa do aurman:
Até também o yay, pakku, aurutils e certamente devem surgir mais opções em breve. Caso tenha interesse, dê uma olha no Fórum do ArchLabsLinux e no Manjaro também.
Em maio 2019 o Yaourt foi descontinuado!