Desde que foi lançado, o YouTube Shorts explodiu em popularidade, especialmente porque permite que os criadores ganhem receita com o conteúdo. No entanto, mesmo que tenha havido muitos aspectos positivos do Shorts, também houve alguns negativos, como aumento de spam, conteúdo de spam e golpistas. Felizmente, a empresa está de olho nisso e está tomando medidas para mitigar alguns desses problemas, para que criadores e espectadores possam existir em um espaço mais seguro. O YouTube combaterá spam e golpistas retirando links de compartilhamento dos Shorts.
YouTube combaterá spam e golpistas no Shorts
A notícia vem de uma postagem na página de ajuda do YouTube, compartilhando como novas mudanças começarão a rolar ainda este mês, anulando certos links postados na plataforma. Isso significa que, após 31 de agosto, não será mais possível clicar em links compartilhados nos comentários, nas descrições e no feed vertical do YouTube Shorts.
Além disso, o YouTube planeja remover os ícones de mídia social clicáveis encontrados no banner do canal na área de trabalho. Embora 31 de agosto seja a data de início, a mudança será gradual. Ou seja, pode ser que demore um pouco até que você consiga ser alcançado por esta mudança.
Embora essas mudanças pareçam pequenas, elas podem ter um grande impacto nos criadores. Portanto, além dessas mudanças, o YouTube também está adicionando links clicáveis nos perfis do canal do criador para dispositivos móveis e computadores. Conforme o YouTube, é aqui que os criadores poderão compartilhar sites, links para perfis sociais e muito mais.
Embora ainda não esteja em vigor, o YouTube também apresentará uma nova maneira para que os criadores ainda possam direcionar seus espectadores para conteúdo de formato longo. A partir de agora, o plano é lançar isso até o final de setembro.
Claro que este é apenas o começo e a plataforma ainda é jovem e continuará a evoluir, o que lhe permitirá introduzir novos recursos e regras que visam proteger criadores e espectadores.
Por enquanto, os espectadores podem continuar aproveitando o conteúdo de que mais gostam apenas usando o YouTube. No que diz respeito aos criadores, parece que haverá alguns meses de período de transição em relação aos links e como eles serão compartilhados.
Esperamos que o Shorts só melhore e que o YouTube consiga se livrar do spam e dos golpistas da plataforma. Pelo menos o primeiro passo, a empresa já está dando e muita coisa pode melhorar em breve.