A The Document Foundation anunciou recentemente em seu blog, um novo conceito de interface de usuário que chega ao LibreOffice, o MUFFIN, baseado em esforço conjunto dos times de desenvolvimento, design e marketing. O MUFFIN é um acrônimo para My User Friendly & Flexible Interface e foca nas principais áreas sugeridas por usuários durante o desenvolvimento do conceito. 

PESSOAL

Cada usuário tem uma necessidade específica e um jeito particular de usar as ferramentas do LibreOffice, e agora os usuários poderão escolher como o conjunto de ferramentas ficará disposto na interface.

USER FRIENDLY

Os usuários poderão definir os próprios níveis de conforto, atendendo aos pedidos da comunidade.

FLEXIBLE

O aumento de números de usuários instalando o software em diversos dispositivos (desktops e notebooks), cada um com tamanhos de telas e resoluções diferentes, gerou a demanda por uma interface de usuário (IU) que aproveite melhor o espaço da tela.

INTERFACE

MUFFIN é a combinação de vários elementos da IU, que será disponibilizada a partir da versão 5.3 do LibreOffice na forma padrão ou experimental: a IU padrão (com barras de ferramentas), a IU com barra única, e a nova barra de abas (experimental). 

COMO TESTAR

O MUFFIN só está disponível na versão de pré-lançamento do LibreOffice 5.3, e por ser um pacote dev, ele poderá ser instalado em paralelo com a versão que você utiliza atualmente. Para baixar, acesse o link abaixo e escolha o pacote desejado.
Para utilizar a NotebookBar faça o seguinte: vá em Ferramentas > Opções > Avançado e marque a opção Ativar funcionalidades experimentais e reinicie a aplicação. Depois, vá em Exibir > Toolbar Layout e selecione a opção NotebookBar. Você pode alternar entre Tabs e Contexto de grupo na opção Exibir > Interface NotebookBar.
Vale lembrar: por ser uma versão em desenvolvimento, podem haver alguns bugs e erros de tradução, caso utilize o pacote pt-br. 
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Lançada nova versão da distribuição BlackArch Linux

    Previous article

    Debian com ambiente de trabalho PIXEL já está disponível para as arquiteturas PC e Mac

    Next article

    You may also like

    More in Linux