Thunderbird dobra receita em 2022

Canonical melhora o Thunderbird Snap para Ubuntu 24.04 LTS
Thunderbird 115 está disponível com Supernova UI e melhorias no OpenPGP

A equipe de desenvolvimento do cliente de e-mail Thunderbird, anunciou que as doações para o projeto aumentaram para 6,44 milhões de dólares americanos (cerca de R$ 31,9 mi) em 2022. As doações de usuários respondem por mais de 99,9% da receita anual do software, afirmou. Esses números trouxeram uma dobra na receita do Thunderbird em 2022.

Receita do Thunderbird

Três anos atrás, o desenvolvimento do Thunderbird passou para uma subsidiária independente da Mozilla Foundation, a MZLA Technologies Corporation. Desde então, os recursos financeiros para o cliente de correio aumentaram continuamente.

A receita em 2021 aumentou 21% em relação a 2020 e mais de 100% em relação a 2018, afirmou. Alguns anos atrás, ainda estava em puro modo de sobrevivência. A receita anual parece aumentar cada vez mais.

thunderbird-dobra-receita-em-2022
Doações crescentes no Thunderbird. Fonte: MZLA
Imagem: Linux Magazin

Com 6,44 milhões de dólares americanos em doações, o ano anterior 2021 com 2,79 milhões de dólares é claramente superado. A equipe também atribui esse aumento à melhoria da comunicação. Isso significa postagens de blog e boletins informativos mais frequentes, engajamento diário nas mídias sociais e expansão do número de lugares para interagir com os usuários, como o novo canal Mastodon, disse o relatório financeiro.

Além disso, os desenvolvedores também atribuem esse incrível aumento ao lançamento do Thunderbird 102 e à primeira arrecadação de fundos no aplicativo no final do ano.

Esforços significativos foram feitos no ano passado para melhorar drasticamente a interface do usuário do Thunderbird e alinhá-la com as expectativas e padrões modernos.

Ações tomadas em 2022

Em 2022, também foram lançadas as bases para grandes mudanças arquitetônicas do Thunderbird no desktop. Estas alterações permitiriam agora reduzir um atraso de investimento técnico acumulado ao longo dos anos, o que teria impedido que novas funções fossem adicionadas mais rapidamente. A maior parte desse trabalho será recompensada na versão 2024, mas também é a base para melhorias na versão 115, também conhecida como “Supernova”, neste verão, prometem os desenvolvedores.

Esperamos que, em 2023, essa receita aumente ainda mais e, a empresa possa contar com ainda mais doações dos usuários para esse importante projeto. A dobra na receita mostra a aceitação do navegador entre os usuários e, a vontade de contribuir com o projeto, para que ele melhore ainda mais a cada nova versão.

Provavelmente, esses números revelados agora, tendem a crescer ainda mais nos próximos anos, claro, desde que o projeto continue no caminho do desenvolvimento.