in

Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

Uma das novidades mais esperadas deve estrear já na próxima versão do sistema.

Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

Com o Ubuntu 19.10, uma das mudanças que mais esperamos é o suporte planejado à instalação do desktop Ubuntu no ZFS como sistema de arquivos raiz e o trabalho relacionado da Canonical em torno do novo daemon ZSYS. Parece que o suporte básico à instalação raiz do ZFS chegará a tempo da versão Ubuntu 19.10 do próximo mês. Porém, os recursos de instalação mais avançados não estarão prontos a tempo. Assim, o trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS.

No momento em que escrevemos e mesmo com o congelamento beta do Ubuntu 19.10, a opção para instalar a área de trabalho do Ubuntu no topo de um sistema de arquivos raiz ZFS ainda não existe para a Ubiquity. Houve algumas divergências sobre o código zfs_install para Ubiquity com seu design. O código revisado está sendo trabalhado agora.

Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

 Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

Com a atualização da equipe do Ubuntu nesta semana, o status foi compartilhado por Jean Baptiste Lallement como:

ZFS em onipresença: passou bastante tempo tentando implementar o novo design. Falhou e seguiu uma abordagem alternativa adicionando uma opção experimental na página de particionamento guiado. Isso será revisado para 20.04 com uma caixa de diálogo adicional para opções de particionamento avançado e experimental.

Portanto, para o Ubuntu 19.10 no próximo mês, é esperada uma opção ZFS na área de particionamento guiada padrão. No entanto, os recursos avançados de particionamento ZFS precisariam aguardar o ciclo Ubuntu 20.04 LTS.

Pelo menos a exposição limitada no Ubuntu 19.10 deve ajudar na verificação do suporte ao ZFS On Linux antes do lançamento do Suporte de Longo Prazo do próximo ano.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.