TSMC pode ajudar a Qualcomm na produção de um chip Snapdragon de 4 nm

escassez-de-chips-pode-atrapalhar-a-qualcomm

Imagem: GizChina

Enquanto a Qualcomm projeta a linha de chips Snapdragon usada pela maioria dos telefones Android, ao longo dos anos eles foram fabricados pela TSMC e Samsung Foundry. A Samsung foi responsável pela produção do Snapdragon 820 de 14 nm e do Snapdragon 835 de 10 nm e do Snapdragon 845. Já o Snapdragon 855 de 7 nm foi fabricado pela TSMC. Todavia, a Samsung produziu o Snapdragon 865 de 7 nm e o Snapdragon 888 de 5 nm deste ano. Agora, a TSMS pode ajudar a Qualcomm na produção de um chip Snapdragon de 4 nm.

Imagem: Android Authority

TSMC e Qualcomm: Produção de um chip Snapdragon de 4 nm

Em 2022, a Qualcomm supostamente retornará à TSMC para um novo chip que será feito usando o processo 4nm da TSMC. Apesar de a TSMC já conseguir prever a produção um chip de 2nm.

Uma observação feita pelo co-fundador e ex-CEO da Intel, Gordon Moore, que prevê que a densidade do transistor em um chip dobre a cada dois anos. Ou seja, quanto maior for a densidade do transistor, menor será o node do processo e mais poderoso ou mais eficiente será o chip.

Imagem: MexicoNow

De acordo com a WccfTech, o Dr. Liu diz que o node de processo de 3 nm da fundição está dentro do cronograma. Além disso, a produção está prevista para começar no próximo ano. Em comparação com o processo atual de 5nm de ponta, espera-se que os chips de 3nm ofereçam um ganho de 11% na velocidade com uma redução de 27% no uso de energia.

Para fazer chips, uma fundição precisa de bastante água. No entanto, Taiwan está sofrendo com uma seca agora e as previsões apontam para mais do mesmo nos próximos meses. Grandes quantidades de água são usadas na produção de chips. Após cada camada de semicondutores ser adicionada a um wafer de silício, este deve ser enxaguado, exigindo o uso de grandes quantidades de água.

Assim, Para criar um circuito integrado em um wafer de 12 polegadas, são necessários 2.200 galões de água. Além disso, parte dessa água é Água Ultra Pura (UPW), milhares de vezes mais pura do que a água potável. Um Fab que processa 40.000 wafers por mês pode consumir 4,8 milhões de galões de água por dia. Isso equivale ao uso anual de água por uma cidade de 60.000 habitantes, aponta o Phone Arena.

Com informações de: Phone Arena
Sair da versão mobile