Tuxtrans: um clone do Xubuntu para tradutores

Tuxtrans: um clone do Xubuntu para tradutores

O Tuxtrans é um sistema operacional de código aberto baseado na distribuição livre GNU/Linux mais popular do mundo, o Ubuntu. Mais especificamente ainda, no sabor do Ubuntu que usa o leve ambiente de desktop Xfce, também conhecido como Xubuntu. Esta mesma distribuição já foi conhecida como PCLOSTrans. Agora, conheça o Tuxtrans: um clone do Xubuntu para tradutores.

O sistema é distribuído como DVDs ou ISOs de 32 e 64 bits. Esta distribuição GNU/Linux está disponível gratuitamente para download. Então, você pode obtê-lo em seu site oficial como uma imagem ISO de aproximadamente 3 GB de tamanho.

Opções de inicialização

Sendo baseado no Ubuntu, o sistema possui um menu de inicialização padrão. Portanto, isso permite ao usuário testar o sistema operacional sem instalar nada, iniciar o instalador diretamente, iniciar um sistema operacional existente a partir do primeiro disco, verificar a integridade do disco (somente se um meio de DVD for usado), bem como executar uma verificação de RAM. O que pode surpreender um pouco é que o Tuxtrans leva o instalador do Systemback ao invés do Ubiquity.

Ambiente de trabalho rápido e tradicional com Xfce

O ambiente de trabalho padrão e único do sistema operacional Tuxtrans é o Xfce, assim como o usado no sistema operacional Xubuntu. Ele usa um painel superior para acesso rápido e fácil aos aplicativos instalados, bem como interação fácil com os programas em execução. Além disso, já possui uma grande variedade de aplicativos de código aberto.

Os aplicativos padrão incluem:

Em resumo, o Tuxtrans é um sistema operacional decente baseado no Ubuntu e projetado especificamente para tradutores. Assim, permite realizar o trabalho da maneira mais eficiente e no menor tempo possível. Simplificando, esta distribuição é uma edição bastante turbinada do software Xubuntu.

Sair da versão mobile