in

Twitter remove o botnet Dracula que promove propaganda pró-China

O Twitter interveio e suspendeu a grande maioria das contas de botnet.

O grupo de pesquisa Graphika disse que identificou um botnet do Twitter de cerca de 3.000 bots que empurram spam político pró-China, ecoando mensagens oficiais divulgadas através de contas de propaganda do Estado.

O Graphika disse que foi capaz de identificar o botnet devido a uma peculiaridade compartilhada pela grande maioria das contas. Por exemplo, a maioria usou citações do livro Drácula de Bram Stoker para a descrição do perfil e os dois primeiros tweets.

Twitter remove botnet que promove propaganda pró-China

O Graphika disse que o botnet Dracula exibiu várias semelhanças com os botnets anteriores que faziam parte do Spamouflage (operações de influência da mídia social do governo chinês), que o Graphika havia exposto anteriormente em setembro de 2019, abril de 2020 e agosto de 2020.

Twitter remove o botnet Dracula que promove propaganda pró-China
A maioria das contas usou citações do livro Drácula de Bram Stoker para a descrição do perfil e os dois primeiros tweets. Imagem: Graphika.

Além disso, a equipe Graphika descobriu esse botnet cedo; o botnet conseguiu acumular apenas 3.000 contas e com as contas mais antigas datando de apenas um mês, até julho de 2020. Ao mesmo tempo, o Graphika disse que as contas não eram perigosas em si mesmas, já que pareciam ser automatizadas, respondendo aos tweets uns dos outros.

No entanto, a empresa disse que as contas foram usadas para amplificar tweets e tópicos que poderiam ter sido usados para promover a propaganda estatal chinesa, geralmente representando uma visão distorcida da realidade, favorável aos assuntos de Pequim.

O Twitter interveio e suspendeu a grande maioria das contas de botnet; também marcou as outras que não foram retiradas como “restritas”, evitando que postassem novos conteúdos.

Ainda não está claro se as contas foram suspensas pelo algoritmo do Twitter; ou se a equipe do Twitter também detectou o mesmo botnet e interveio manualmente. O Twitter não comentou detalhes adicionais.

Fonte: ZDNET

Botnet Emotet volta a atacar após cinco meses

Malware força roteadores Wi-Fi a se unirem a exército de botnet

O que é um botnet de DDoS?

Recurso de limitação de resposta do Twitter agora está disponível para todos