UBports lança o Ubuntu Touch OTA-4 para telefones

A UBports lança o Ubuntu Touch OTA-4 para telefones com Ubuntu. A atualização estava em fase de testes e é baseada no Ubuntu 16.04 LTS. O anúncio diz que foram 8 meses de trabalho até este lançamento voltado para dispositivos suportados pelo Ubuntu Phone. Então, confira neste post que a UBports lança novo Ubuntu Touch.

O Ubuntu Touch OTA-4 é o primeiro lançamento a ser baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Portanto, isso significa que ele inclui componentes mais recentes e atualizados do que todos os lançamentos anteriores. A outra versão era baseada no Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet).

Acreditamos que este é o ponto de partida oficial do projeto UBports. A partir do momento em que a Canonical abandonou o projeto até hoje, a comunidade vem trabalhando no desenvolvimento, infraestrutura e construção de um sistema sólido, disse a UBports.

Assim, os usuários do Ubuntu Phone que têm um dispositivo suportado (veja lista) agora rodarão um sistema operacional Ubuntu muito melhorado que executa tecnologias recentes. Por exemplo, ele vem com o framework de aplicações Qt 5.9 suportado a longo prazo, que traz melhorias de desempenho e outras características.

Novidades do novo Ubuntu Touch

Ubports

Além de ser baseado no Ubuntu 16.04 LTS, o Ubuntu Touch OTA-4 inclui:

  • firmware atualizado para vários dispositivos suportados;
  • novos recursos de economia de energia;
  • um novo assistente de atualização para ajudar os usuários a configurar seus dispositivos para o Ubuntu 16.04;
  • uma nova opção para permitir que os usuários definam manualmente a opacidade do plano de fundo;
  • nova opção para permitir que os usuários solicitem a versão para desktop de um site.

O Ubuntu Touch OTA-4 também adiciona:

UBports

  • novos layouts de teclado para búlgaro, turco e suíço-francês;
  • nova página inicial de mecanismo de busca e numeração de lançamento em todos os dispositivos para todos os canais do Ubuntu Touch;
  • Para desenvolvedores, ele adiciona suporte para Qt Quick Controls 2 (QQC2), suporte QtWebEngine, novos scripts QA (Quality Assurance) e suporte PyOtherSide (QML Python).

Mais de 128 bugs foram corrigidos nesta versão, o que melhora o Wi-Fi e remove os Scopes pré-instalados que não são mais mantidos. Além disso, o Ubuntu Touch OTA-4 implementa um recurso experimental que promete facilitar a instalação de aplicativos de desktop, especificamente pacotes .deb. Assim, isto é feito através do novo Libertine Container Manager em Configurações do Sistema.

Como instalar Ubuntu Touch

O Ubuntu Touch OTA-4 já está disponível para instalação em dispositivos suportados oficialmente:

  • Fairphone 2;
  • Nexus 4 e Nexus 5;
  • OnePlus One;
  • Meizu MX 4 e Meizu PRO 5;
  • BQ Aquaris E4.5, BQ Aquaris E5, BQ Aquaris M10 HD e BQ Aquaris M10 FHD;
  • Também pode funcionar no Moto G (2014) D, mas é mantido por um membro da comunidade do UBports.

Então, para instalar o Ubuntu Touch OTA-4 em seus dispositivos suportados executando uma versão anterior do OTA, como OTA-3, você terá que baixar o instalador do UBports. Depois, deve escolher o canal “16.04/stable” e desmarcar a opção “Wipe“.

Infelizmente, os dispositivos OTA-3 não serão atualizados automaticamente para OTA-4 devido a alguns problemas conhecidos. Portanto, essa questão só deve ser resolvida em futuros OTAs.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado o primeiro Release Candidate do kernel 4.19

Previous article

Tilix 1.8.3 foi lançado com várias melhorias

Next article

You may also like

More in Notícias