in

Ubuntu 18.04.5 LTS lançado com Linux Kernel 5.4 LTS

Sabores também foram atualizados.

Ubuntu 20.10 adiciona suporte Active Directory ao instalador

E acaba de chegar mais uma nova versão do Ubuntu e seus sabores derivados. É que a Canonical anuncia que foi lançado o novo Ubuntu 18.04.5 LTS e ele vem também um Kernel LTS, no caso, o Linux 5.4. Este é o quinto e último lançamento pontual da série 18.04 Bionic Beaver.

O ritmo de atualizações foi mantido e esta é uma versão que chega seis meses depois do Ubuntu 18.04.4, ou dois anos e meio após a primeira versão dele. Apesar de ser oficialmente a última atualização, o suporte está planejado para durar até pelo menos abril de 2023. Isso se a Canonical não resolver cumprir a promessa e estender o prazo de cinco para 10 anos. Neste caso, o suporte irá até 2028.

Ubuntu 18.04.5 LTS lançado com Linux Kernel 5.4 LTS

Ubuntu 18.04.5 LTS lançado com Linux Kernel 5.4 LTS

Além do kernel 5.4 LTS, ele possui outros recursos interessantes como o Mesa 20.0.8 que faz parte do novíssimo Ubuntu 20.04 LTS apelidado de Focal Fossa e que recebeu a primeira grande atualização na semana passada.

E sim, ele vem com pacotes importantes de atualização de segurança, resolvendo de uma vez por todas a vulnerabilidade BootHole que foi recentemente alardeada e que afetava distribuições Linux. E é a correção que não causa problemas de inicialização, como infelizmente ocorreu nos primeiros patches lançados.

Como obter?

Com isso em mente, as novas imagens do Ubuntu 18.04.5 LTS estão aqui apenas para aqueles que desejam instalar o sistema operacional Bionic Beaver sem ter que baixar centenas de atualizações dos repositórios de software após a instalação.

Os usuários existentes do Ubuntu 18.04 LTS não precisam baixar as novas ISOs. Apenas certifique-se de que sua instalação tenha todas as atualizações mais recentes instaladas e você pode ter certeza de que já está executando o Ubuntu 18.04.5.

Também hoje, a Canonical lança o Ubuntu 16.04.7 LTS como versão de emergência na série do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que terá suporte até abril de 2021. E tudo por conta do poblema gerado pela falha de segurança BootHole encontrada nos pacotes GRUB2.

Enquanto Ubuntu 18.04.5 LTS está disponível como Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie e sabores Ubuntu Kylin para todas as arquiteturas suportadas, as imagens Ubuntu 16.04.7 LTS estão disponíveis apenas para Ubuntu Desktop, Ubuntu Server e sabores Ubuntu Kylin na arquitetura de 64 bits.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.