ubuntu-18-04-saiba-como-instalar-os-drivers-amd-radeon

Os drivers AMD Radeon sempre causam o que falar em qualquer distribuição GNU/Linux, em especial quando o assunto é a instalação dos drivers proprietários desenvolvidos pela AMD. Devido a isso, vamos mostrar como instalar os drivers mais recentes para as placas de vídeo AMD Radeon. Este tutorial funcionará para qualquer versão dos drivers AMD Radeon para o Ubuntu.

Na página de downloads de drivers AMD Radeon, podemos identificar os modelos através das séries e também a versão do Ubuntu a qual ainda há suporte. Isso é importante ficar de olho, para que você não tenha problemas futuros. Vale lembrar que não garantimos o funcionamento dos drivers, até porque a AMD não fornece código fonte, então faça a instalação dos drivers AMD por sua conta e risco.

Como instalar um driver AMD Radeon no Ubuntu

Para começar, você precisa acessar a página de downloads do drivers da AMD, nesta página você vai identificar vários drivers e suas séries, seguido pelo sistema compatível. Temos quer ter em mente que alguns drivers podem não funcionar de forma adequada. Por exemplo, se você tem o Ubuntu 12.04 e quer instalar um driver criado para o Ubuntu 16.04, é possível que não funcione, alguns drivers são criados usando algumas dependência e também versão do Ubuntu Kernel, por outro lado, você pode instalar um driver do Ubuntu 12.04 no Ubuntu 16.04, digo isso porque fiz alguns testes e funcionou.

No entanto, ter um Linux Kernel mais recente pode fazer toda a diferença, inclusive há relatos de sucesso com placas AMD a partir do Linux Kernel 4.14.9 ou superior. Não é possível garantir que novas placas, como a famosa AMD Radeon M445 funcione, o sistema pode até detectar neste momento, o seu funcionamento será parcial, a AMD deve lançar um driver para Linux no segundo semestre de 2018 ou no primeiro trimestre de 2019.

Passo 1 – Acessar o site

Acesse o site de drivers da AMD e faça o download do driver AMD Radeon de acordo com a série de sua placa:

Site AMD Drivers

Passo 2 – Identificação do modelo da sua placa de vídeo AMD Radeon

Agora identifique a série da sua placa e clique no sistema correspondente, neste caso o Ubuntu:

ubuntu-18-04-saiba-como-instalar-os-drivers-amd-radeon

Passo 3 – Fazer o download

Cliquei na série RX Vega, como exemplo, em seguida você será redirecionado a uma nova página, nela localize o item de download, para isso clique no driver AMD Radeon onde o Ubuntu é indicado:

ubuntu-18-04-saiba-como-instalar-os-drivers-amd-radeon-2018

Passo 4 – Instalação

Após o download, que deve demorar um pouco, vamos precisar extrair o arquivo compactado, nele estão todos os pacotes necessários e até mesmo as dependências, execute os passos abaixo de acordo com a versão de download atual, as nomenclaturas 17.50 e NNNNN são apenas ilustrativas, troque pela versão que você fez o download:

cd ~/Downloads
tar -Jxvf amdgpu-pro-17.50-NNNNNN.tar.xz
cd ~/Downloads/amdgpu-pro-17.50-NNNNNN
./amdgpu-pro-install -y

Passo 5 – Aguardar finalização e ajuda, suporte

Agora você deve aguardar a instalação dos drivers da AMD Radeon. Caso você não consiga instalar os drivers é importante que entre em contato com a AMD, ou se preferir, você pode entrar em nosso grupo no Telegram, busque por @sitesempreupdate no Telegram e encontre mais de 1200 pessoas que podem ajudar você, caso precise.

Neste artigo, você viu como instalar os drivers AMD Radeon no Ubuntu 18.04, mas você pode usar o mesmo modelo para instalação em qualquer versão, o processo é o mesmo. Esperamos ter ajudado.

Purism planeja entrar no mundo da convergência

Previous article

Cuidado! Malware CrossRAT indetectável visa sistemas Windows, MacOS e Linux

Next article

You may also like

More in Dicas