Ubuntu 18.10

O Ubuntu ganhou um novo visual marcante nas últimas compilações do Ubuntu 18.10 ‘Cosmic Cuttlefish’. A comunidade criou o tema Yaru GTK e o tema de ícones Suru. Portanto, agora eles fazem parte da imagem padrão e são definidos como o o padrão do GTK e do GNOME Shell. Isso não é propriamente uma novidade. Já havíamos adiantado que este seria o tema usado por padrão. Saiba mais detalhes sobre o lançamento do Ubuntu 18.10.

Conheça o novo tema e ícones

Inicialmente, lembramos que Yaru foi o tema escolhido por membros da comunidade Ubuntu a pedido da Canonical. Até recentemente, ele era conhecido como communitheme.

Ubuntu 18.10 Daily Builds lançado com novo tema padrão

Yaru é o novo tema a ser usado por padrão no Ubuntu 18.10O

Yaru é um tema GTK e GNOME Shell baseado no tema GNOME Adwaita GTK e no GNOME Shell css. Ele foi criado para atualizar a aparência da área de trabalho do Ubuntu.

O tema combina elementos do design do Unity 8 com tendências modernas e as cores da marca do Ubuntu. Barras de título e menus escuros são iluminados por toques e botões coloridos. Além disso, possui cantos arredondados que dão ao tema uma sensação mais suave e acessível.

Por fim, complementando o Yaru, está o Suru. Este é um conjunto coeso de ícones de aplicativos para softwares do sistema. O Suru tem design baseado na forma “squircle” usada no telefone e no tablet Ubuntu.

 

Ubuntu 18.10 Daily Builds lançado com novo tema padrão

Suru, novos ícones que virão por padrão no Ubuntu 18.10

 

Download do Ubuntu 18.10 Daily Build

Se você está ansioso para experimentar as novidades, pode baixar as últimas compilações do Ubuntu 18.10 do site do Ubuntu para ter uma ideia em primeira mão do novo tema.

Contudo, não é preciso esperar para usar o novo tema. O Yaru está  disponível para instalação no Ubuntu 18.04 LTS através da loja Snap:

sudo snap install communitheme 

Então, uma vez instalado, você precisa sair de sua sessão atual, selecionar a ‘Communitheme snap session‘ no menu da tela de login.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado o GNU/Linux Deepin 15.7

Previous article

Saiba como criar um site do zero e do seu jeito

Next article

You may also like

More in Notícias