in

Ubuntu 19.04 Disco Dingo entra em congelamento

Ubuntu 19.04 Disco Dingo entra em congelamento
Imagem: Sylvia Ritter/Devianart

Desde o dia 21 de fevereiro, os desenvolvedores do Ubuntu 19.04 Disco Dingo anunciaram que a distro entrou em fase de congelamento de funções. Assim, ele segue o cronograma oficial previsto. Nesta fase, as mudanças introduzidas serão aquelas que começaram a ser trabalhadas para polir todos os detalhes que comprometem a estabilidade do sistema. Portanto, novas funções não serão adicionadas até o lançamento de sua versão final.

O calendário está sendo realizado de acordo com as seguintes datas:

  • Congelamento de funções: 21 de fevereiro de 2019
  • Congelamento da interface do usuário: 14 de março de 2019
  • Data de lançamento do Ubuntu beta 19.04: 28 de março de 2019
  • Congelamento do núcleo: 1 de abril de 2019
  • Data de lançamento do Ubuntu 19.04: 18 de abril de 2019

Com isso, a Canonical conclama todos os desenvolvedores e mantenedores de pacotes do Ubuntu a concentrarem seus esforços na correção de erros em vez de adicionar novos recursos à série Ubuntu 19.04.

De acordo com o cronograma de lançamento, a Disco Dingo está agora no Feature Freeze, disse Adam Conrad em um anúncio na lista de discussão.

O ideal é que todos se concentrem agora em corrigir erros e não em incorporar novos recursos ao lançamento.

Quais recursos e funções virão no Ubuntu 19.04 Disco Dingo?

Então, neste momento, todos os recursos que foram pensados e adicionados ao Disco Dingo já foram congelados.

Sabemos que o Ubuntu 19.04 Disco Dingo nos trará a versão 3.32 do ambiente de desktop GNOME que será lançado em questão de semanas. Pelo menos é isto o que prevê o calendário oficial do Gnome. Assim, ele deve ser adicionado às imagens antes de 14 de março. Esta é a data de congelamento da interface do usuário.

Outra novidade esperada para este lançamento será  o Linux 5.0 Kernel, embora isso dependa, em grande parte, da equipe de desenvolvimento do Kernel Linux. A previsão, neste caso, é que o novo Kernel saia já nesta final de semana.

Por outro lado, não deve ser implementada a integração do Android usando o GSConnect. Esta é uma implementação JavaScript nativa do protocolo KDE Connect.

Outro ponto importante foi que os desenvolvedores estavam trabalhando em facilitar a instalação dos drivers privados dos gráficos da Nvidia. Porém não há notícias sobre AMD ou Intel.

Também  é esperado que várias correções de desempenho sejam aplicadas para acelerar toda a área de trabalho. Como todos os usuários sabem, as equipes de desenvolvimento da Canonical e do Gnome não se saíram bem no ano passado em termos de otimização de recursos.

Finalmente, espera-se que os desenvolvedores do Ubuntu adicionem uma opção oculta para suporte experimental para escalonamento de tela HiDPI.

E o mais importante: qual será o mascote do Disco Dingo? Até o dia 18 de abril deveremos ter a resposta.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel Linux 5.2-rc5 é lançado

Kernel Linux 5.0-rc8 é lançado antes da versão final

OBS Studio 23.0 lançado com melhorias para Linux

OBS Studio 23.0 lançado com melhorias para Linux