Ubuntu 19.10 Eoan Ermine apresentará novo visual

Ubuntu 19.10 Eoan Ermine apresentará novo visual

Quando o lançamento do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine chegar, no meio do próximo mês, parecerá um pouco diferente.

A equipe de arte de fato do Ubuntu, composta por entusiastas da comunidade que invadiram o tema Yaru GTK, recebeu o aceno para inverter a cor da barra de cabeçalho do tema Yaru.

Isso significa que as janelas que atualmente se parecem com isso:

Agora ficará assim:

Acha que se parece muito com o Adwaita, o tema upstream do GNOME GTK? Isso ocorre porque, de maneira indireta, o tema Yaru é o tema Adwaita, apenas com um lote de alterações.

Barras de cabeçalho escuras e cores de destaque positivas foram usadas para dar à base do Adwaita uma cobertura com sabor Ubuntu.

Mas não mais, a equipe de design admite que a escolha de

…confiar na aparência upstream do cabeçalho […] descarta muitos diferenciais design/aparência anteriores do Yaru/Ubuntu, mas acrescenta que melhora a ‘usabilidade’ geral do tema.

De fato, toda a inversão do tema é o resultado de abordar um relatório de bug com problemas com o contraste do botão da barra de cabeçalho nos toppers de janelas escuras.

Yaru Dark Theme no Ubuntu 19.10 Eoan Ermine

Juntamente com o novo tema claro completo do Yaru – que sempre foi um tema claro, apenas com uma barra de cabeçalho escura – há um tema escuro completo refinado do Yaru:

Ao todo, esta é uma grande mudança que ocorrerá tão tarde no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu. Também é uma mudança que muitos usuários terão opiniões muito fortes.

Historicamente, o Ubuntu usa “janelas” escuras de uma forma ou de outra.

O visual foi cimentado com a introdução do tema Ambiance GTK em 2010, que fazia parte de toda a reformulação da marca Ubuntu.

Adotar uma aparência mais clara, mais cinzenta e mais fria talvez seja melhor para integrar os desejos da comunidade em geral, mas a que custo?

Provavelmente, o plano é reintroduzir um Yaru GTK “misto” com uma barra de cabeçalho escura, ou seja, como o tema Yaru incluído em 19.04, a tempo do Ubuntu 20.04 LTS no próximo ano.

Fonte: OMGUbuntu

Sair da versão mobile