in

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700

Veja como resolver este problema de forma simples.

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700

Como todos já sabemos, o Ubuntu 19.10, “Eoan Ermine”foi lançado na semana passada. Portanto, ainda é precoce o suficiente para o suporte da série Radeon RX 5700 com o kernel Linux 5.3 e o Mesa 19.2. Na verdade, isso apenas não funciona de imediato para essas placas gráficas Navi. Porém, há como ativar. Então, o Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700 funcionando nativamente.

Embora os principais componentes de driver do kernel Linux e do Mesa3D (para RadeonSI OpenGL e RADV Vulkan) sejam novos o suficiente com o suporte Navi, o suporte ao Ubuntu 19.10 não existe nativamente porque seu pacote de firmware linux não possui binários de firmware Navi necessários para o uso do driver de código aberto. Portanto, se você inicializar uma instalação limpa do Ubuntu 19.10 com Radeon RX 5700, provavelmente verá apenas uma tela em branco.

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700. Veja como resolver

Felizmente, mesmo com o firmware faltando, é fácil completar o suporte. Você só precisa abrir um Terminal e digitar os comandos a seguir:

git clone git://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/firmware/linux-firmware.git
cd linux-firmware/
sudo cp -va amdgpu/ /lib/firmware/
sudo update-initramfs -u
reboot

Depois disso, a série Radeon RX 5700 deve estar carregada com a pilha de drivers padrão Linux 5.3 e Mesa 19.2. É lamentável que o firmware da Radeon Navi não tenha sido lançado para a ISO ISO 19.10 oficial.

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700

O Linux 5.3 e o Mesa 19.2 são novos o suficiente, mas se o desempenho for pequeno ou se houver problemas de estabilidade, convém atualizar para os drivers mais recentes do Mesa RadeonSI/RADV por meio do Oibaf PPA. Os kernels mais recentes estão disponíveis no PPA do Ubuntu Mainline Kernel.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Alexa e Google Home podem espionar e roubar senhas

Alexa e Google Home podem espionar e roubar senhas

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas