in

Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard

Isso pode ser feito usando o módulo do kernel DKMS existente ou corrigindo seu kernel baseado no Linux 5.5.

WireGuard 1.0.0 é alternativa VPN moderna e segura ao OpenVPN/IPsec

Nem tudo está perdido. Nos últimos dias, foi forte o movimento para implementação do suporte ao Wireguard na nova versão do Ubuntu 20.04 LTS já a partir do dia 23 de abril de 2020. Por enquanto, as discussões ainda estão no estágio inicial. Então, isso poderá ocorrer de duas maneiras. Uma delas é usando o módulo do kernel DKMS existente. A outra é corrigindo o kernel baseado no Linux 5.5 com o WireGuard agora que as mudanças necessárias na API de criptografia entraram nessa versão. Portanto, o Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard.

Parte do aspecto infeliz de não ter o WireGuard mesclado para Linux 5.5 devido ao tempo da janela de mesclagem é que, infelizmente, erra o alvo para o Ubuntu 20.04 LTS, mas  está na net-next para o Linux 5.6. Com o Linux 5.5 sendo lançado no final de janeiro ou início de fevereiro, este será quase definitivamente o kernel que alimentará esta próxima versão do Ubuntu Long-Term Support, já que o Linux 5.6 chegaria perto da data de lançamento de abril para a distribuição LTS.

Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard

Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard

Dado o aumento de uso nas versões do Ubuntu LTS, teria sido ótimo ver o tão esperado WireGuard no Ubuntu 20.04 “Focal Fossa”. Porém, em relação ao núcleo principal, a perspectiva é zero. Pelo menos em um momento inicial.

Entretanto, dada a atividade recente da lista de discussão, parece que há pelo menos algum interesse em adicionar o WireGuard ao kernel do Ubuntu para a versão 20.04. A equipe de kernel da Canonical está discutindo o assunto. Jason Donenfeld, principal desenvolvedor do WireGuard, já se ofereceu para ajudá-los em seus esforços.

Com o Linux 5.5 com os bits da API de criptografia para o WireGuard, a correção de seu kernel deve ser bastante trivial se ainda não existir o módulo DKMS WG. É preciso até aondevai o uso da tecnologia de túnel VPN seguro no Ubuntu 20.04 LTS.

Detalhes sobre a execução do WireGuard em várias distribuições Linux, assim como Windows, macOS, Android e iOS, podem ser encontrados nesta documentação do WireGuard.com para aqueles que o desejam usar.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

Como instalar o Lifeograph no Linux – Um programa para organizar um jornal digital e agendas

Como instalar o Lifeograph no Linux – Um programa para organizar um jornal digital e agendas