in

Ubuntu 20.04 LTS: Rumores e expectativas para a próxima versão do Ubuntu!

As ISOs de compilação diárias já estão disponíveis, e junto com elas, rumores e muita expectativas!

O Ubuntu permanece sendo um dos sistemas GNU/Linux mais populares. Hoje, um anúncio já avisou que as ISOs de compilações diárias do Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” estão disponíveis para os primeiros testes. E assim, com a notícia começam as expectativas e os rumores sobre a próxima versão LTS do Ubuntu.

Para começar não há como deixar de lado o nome ou codinome do Ubuntu 20.04 LTS, que seria, Focal Fossa. Para nós brasileiros, o nome parece estranho, mas há uma explicação sobre a escolha. O termo Focal indica centro, parte importante, foco, e o termo Fossa é uma referência a um grande mamífero noturno. O animal pertencente a família civet e possui a cor marrom-avermelhado e vive nas florestas tropicais de Madagascar.

ubuntu-20-04-lts-rumores-e-expectativas-para-a-proxima-versao-do-ubuntu

Como já dissemos antes, o Ubuntu 20.04 LTS terá sua versão beta lançada em 02 de abril de 2019 e a sua versão final em 23 de abril. Por ser uma versão LTS o suporte à atualizações são de 5 anos, mas os interessados podem comprar o suporte extendido, e assim, o Ubuntu 20.04 LTS poderá ter 10 anos de muito suporte.

Quais os rumores sobre as novidades do Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa”?

O Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” segue cheio de rumores e muita expectativa. A maior dela é o fim do suporte ao Windows 7, e muita gente anda comentando, especialmente no Reddit que pode ser um excelente momento para o Ubuntu. Afinal, o novo Windows XP, o Windows 7 terá seu suporte encerrado em 14 de janeiro de 2020.

E assim, a ideia é que os usuários possam migrar de vez para o Ubuntu 20.04 LTS ao invés de ir para o Windows 10. Ao mesmo tempo, há tópicos no Reddit que supõem que as estatísticas do Ubuntu, são para identificar com mais precisão o perfil de usuários e tornar tudo mais prático.

Já falando sobre as possíveis novidades para o Ubuntu 20.04 LTS, é esperado um aumento significativo de aplicativos Snap, uma padronização de ícones, aumentando a gama do suporte as aplicações.

E falando em Snap, a loja deve sinalizar quando os editores são verificados. Essa verificação lembrará as das redes sociais, um espécie de visto na cor verde vai aparecer para todos os desenvolvedores verificados. E o contrário, um sinal de aviso, também será exibido.

Após a instalação de qualquer aplicativo Snap, o usuário que estiver usando o Ubuntu 20.04 LTS poderá ser notificado com dicas de uso daquele aplicativo. O mundo das notificações deve receber uma atenção maior. Inclusive, o usuário poderá ser notificado caso ele possua drivers adicionais para serem instalados. Com isso, o sistema vai verificar o hardware utilizado e notificar quando necessário.

O tamanho da ISO ou do espaço consumido por ela após a instalação também é tido como algo esperado. O Ubuntu 20.04 LTS deve ter um atenção maior sobre o consumo de energia, especialmente de notebooks ou dispositivos móveis que fazem uso de bateria.

Um novo kernel já deve ser utilizado na nova versão, a área de trabalho deve ficar mas limpa e com mais espaço. Os drivers da NVIDIA também vão entrar na pauta, e devem receber mais suporte e disponibilidade na própria ISO seguindo o modelo atual.

E por falar em gráficos, é esperado uma melhoria no suporte para uso de vários monitores pelo GDM. E o sistema de arquivos ZFS já deve ter passado por alguns polimentos, afinal ele foi lançado junto com o Ubuntu 19.10 na semana passada.

Isso não quer dizer que o ZFS já seja o sistema de arquivos padrão, mas poderá ser tido como um opção confiável até o ano que vem. Dito isso tudo depende de testes e dos resultados neste primeiro momento.

Com o lançamento do Ubuntu 19.10 muitos recursos ainda podem ser testados na versão recém lançada, e se apresentarem estabilidade, devem ser implementadas já na próxima versão. Inclusive, o suporte melhorado para jogos é um dos pedidos comunitários aos devs do Ubuntu.

E por fim, o suporte do Ubuntu 20.04 LTS seguirá o calendário. O suporte ao LTS será estendido até 2028 no mês de abril. As atualizações incluirão drivers e manutenção de atualizações (até novembro de 2022 ), atualizações de manutenção (até março de 2025), versões intermediárias e manutenção de segurança estendida (serviço pago) para clientes (até 2030 de abril).

Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa chega em 23 de abril

Por quanto, esses são os rumores comentados e esperados para o Ubuntu 20.04 LTS, mesmo algumas coisas parecendo óbvias, nenhuma delas podem ser levadas como algo final, tudo pode mudar até a data de congelamento que será em 19 de março de 2020.

Agora só aguardar. Qualquer novidade atualizaremos a publicação.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Ubuntu 20.04 Focal Fossa Daily Build já está disponível

Ubuntu 20.04 Focal Fossa Daily Build já está disponível

Maioria acha que robôs são melhores que gerentes

Maioria acha que robôs são melhores que gerentes