Ubuntu 20.10 é lançado com muitas novidades

Finalmente, depois de uma longa espera de 6 meses, saiu a nova versão do Ubuntu 20.10 e seus sabores derivados. Os links para baixar o Ubuntu 20.10 (a versão final e estável) agora estão disponíveis.

O anúncio oficial do lançamento foi postado na lista de discussão do Ubuntu e o desktop Ubuntu 20.10 final com o arquivo.isoestá no servidor de lançamento do Ubuntu pronto para fazer o download e experimentar.

Ubuntu 20.10 ‘Groovy Gorilla’ é um lançamento de curto prazo. Ele vem com 9 meses de atualizações de segurança, correções críticas e atualizações de software selecionadas da Canonical, fabricantes do Ubuntu.

Ubuntu 20.10 teve a construção feita em cima do kernel Linux 5.8, inclui o lançamento GNOME 3.38, tem novos papéis de parede, integração com Active Directory (para usuários corporativos) no instalador e carrega um punhado de software, ferramentas e bibliotecas atualizados.

Verão para Raspberry Pi

Além disso, esta é a primeira versão do Ubuntu a oferecer suporte de desktop para o Raspberry Pi 4 (modelos de 4 GB + 8 GB). Do mesmo modo, há imagens de desktop e servidor para a placa Raspberry Pi Compute Module 4 recém-lançada.

Neste lançamento, celebramos o compromisso da Raspberry Pi Foundation em colocar a computação aberta nas mãos de pessoas em todo o mundo, disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. Estamos honrados em apoiar essa iniciativa, otimizando o Ubuntu no Raspberry Pi, seja para uso pessoal, fins educacionais ou como base para seu próximo empreendimento.

Por outro lado, o Ubuntu 20.10 permite a inicialização via USB e de rede para todos os modelos Raspberry Pi com suporte usando o mesmo procedimento do sistema operacional Raspberry Pi oficial.

O carregador de inicialização U-Boot continua sendo uma opção nesta versão, pois é considerado obsoleto. Se você atualizar do Ubuntu 20.04 LTS, o carregador de inicialização U-Boot não será removido.

Ubuntu 20.10 e sabores são lançados com muitas novidades. Veja alguns recursos da versão principal:

  • Kernel Linux 5.8
  • Suporte para Active Directory no instalador
  • LibreOffice 7.0.2 com novo conjunto de ícones
  • Rolagem de alta precisão no Firefox
  • Grade de aplicativo reorganizável
  • Pastas de aplicativos paginados
  • Compartilhe hotpots de Wi-Fi por código Qr
  • Alerta do indicador quando o microfone está em uso, mas sem som
  • Evento de calendário mostrado abaixo do widget de calendário
  • Opção para ‘mostrar a porcentagem da bateria’ na barra superior
  • Opção ‘Reiniciar’ visível no menu Status
  • Novos papéis de parede

Baixe o Ubuntu 20.10

Primeiramente, fique atento ao tamanho da imagem: nada menos que 2,9 GB. Portanto, é preciso ter uma boa conexão que garanta esse processo de download sem engasgos. Ela está no link abaixo:

Baixe o Ubuntu 20.10 (.iso de 64 bits)

Quando o download for concluído, você precisará gravar a imagem .iso do Ubuntu 20.10 em um stick USB usando uma ferramenta como o Etcher. Em seguida, coloque o pen drive em uma porta vazia, reinicie o computador e escolha inicializar a partir do USB.

O resto é bastante simples; Siga as instruções em sua tela. Porém, não necessariamente você precisa baixar e instalar a distro. Você pode atualizar para o Ubuntu 20.10 a partir da 20.04. Esta é uma maneira mais fácil de testar o lançamento do que começar do zero, especialmente se você tiver muitos arquivos ou configurações de aplicativo personalizadas.

Contudo, tem outro fator que você deve levar em consideração, além do tamanho da imagem. O novo Ubuntu não é LTS. Então, é um lançamento de curta duração com suporte por apenas nove meses. Mesmo assim, o Ubuntu 20.10 vem com um punhado de novos recursos, como citamos antes nesta matéria.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile