Hoje é:07/03/2021
Ubuntu 21.04 vai tentar usar o Wayland por padrão

Ubuntu 21.04 vai tentar usar o Wayland por padrão

O Ubuntu vai tentar mudar para o uso do Wayland por padrão para o ciclo atual do Ubuntu 21.04 para permitir tempo suficiente para testes e avaliações generalizadas antes do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS do próximo ano. Portanto, o Ubuntu 21.04 previsto para este ano vai tentar usar o Wayland por padrão.

O engenheiro da Canonical Sebastien Bacher anunciou hoje que tentarão novamente fazer uso do Wayland no Ubuntu 21.04 por padrão. Esta não é a primeira tentativa. Há quatro anos a equipe de desenvolvedores tentou fazer esse uso, porém, voltaram a usar o GNOME no X.Org para o Ubuntu 18.04 LTS e desde então. 

Assim, o Ubuntu com GNOME Shell no Wayland está disponível como uma opção não padrão. Contudo, a esperança é que agora em 2021 eles estejam prontos para mudar confortavelmente para o Wayland.

Ubuntu 21.04 vai tentar usar o Wayland por padrão

Compilações diárias do Ubuntu 21.04 estão disponíveis para download

Nos últimos anos, o GNOME no Wayland melhorou com seu suporte para compartilhamento de área de trabalho Pipewire, entre outras melhorias. Para o Ubuntu 21.04, os usuários do driver proprietário da NVIDIA ainda verão a sessão X.Org por padrão. Entretanto, eles esperam que com o Ubuntu 22.04 LTS haja um melhor suporte ao NVIDIA Wayland.

Os detalhes foram publicados no Ubuntu Discourse.

O Ubuntu 21.04 está aderindo ao GNOME 3.38 em vez de migrar para o GNOME 40 como ambiente de área de trabalho padrão neste ciclo. Será interessante ver se eles ficarão com o Wayland por padrão (para configurações não NVIDIA) neste lançamento. 

Além disso, outras distribuições como Fedora Workstation já padronizaram para o Wayland por anos com o código GNOME no Wayland sendo incrivelmente adequado neste estágio. O código do KDE Plasma também está se tornando muito bom com o Wayland e o Plasma 5.21 terá sua produção reforçada. Combinado com as melhorias do NVIDIA DMA-BUF e o novo trabalho de extensão Vulkan que está surgindo para melhorar o suporte ao compositor, talvez 2021 finalmente será o ano do desktop Wayland Linux.

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *