Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/08/2021 às 10:30

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu 21.10 deve usar o novo GNOME 40 por padrão

Ubuntu 21.10 deve usar o novo GNOME 40 por padrão

Enquanto o Ubuntu normalmente vem com a versão de desktop GNOME mais recente emitida pouco antes do tempo de lançamento, com o Ubuntu 21.04 eles se mantiveram no GNOME 3.38 em vez de passar para o GNOME 40. Nos pacotes de desenvolvimento do Ubuntu 21.10, eles migraram para o GNOME 40. No entanto, agora parece que eles farão isso e não avançarão para o GNOME 41 quase pronto.

O GNOME 41 será lançado em setembro (como de costume) como a última atualização de meio ano para este desktop de código aberto. Especialmente estando um ciclo à frente de um lançamento LTS, normalmente o desktop do Ubuntu estaria na última e melhor versão do GNOME no momento. Entretanto, não parece que será o caso do Ubuntu 21.10.

Ubuntu 21.10 deve usar o novo GNOME 40 por padrão

Ubuntu 21.10 deve usar o novo GNOME 40 por padrão

Quando perguntado sobre a versão GNOME para Ubuntu 21.10 para saber se deve trabalhar em correções de escolha de chery para voltar ao GNOME 40, Sebastien Bacher da Canonical escreveu esta manhã:

Idealmente, teríamos atualizado para 41, mas o congelamento de recursos é hoje e realmente não tínhamos os recursos disponíveis para a atualização. Se você deseja atualizar alguns componentes, faça, caso contrário, ainda podemos solicitar exceções para atualizações selecionadas.

Portanto, devido à falta de recursos da área de trabalho neste ciclo, parece que o GNOME 40 estará no próximo lançamento do Ubuntu. Porém, com a possibilidade de alguns componentes individuais do GNOME 41 serem puxados.

O GNOME 41 está atualmente em um estado beta. Porém, o candidato a lançamento chega no início de setembro. Já o lançamento oficial do GNOME 41 está planejado para 22 de setembro. O ciclo do GNOME 41 tem sido relativamente silencioso, sem muitas mudanças grandes, mas com alguns itens que valem a pena mencionar, como libadwaita.

GNOME 41: principais recursos novos

Captura De Tela 2021 08 19 095835
  • Provavelmente, o item importante neste lançamento é a inclusão da libadwaita no GNOME. Libadwaita é baseado na biblioteca de interface de usuário libhandy, embora seja uma porta GTK4. Libadwaita agora enviará a folha de estilo Adwaita junto com suas variantes. Este sucessor do libhandy definirá a experiência UI / UX dos aplicativos GNOME GTK4 nos próximos dias.
  • Portanto, para desenvolvedores de extensão, seria mais fácil portar para GTK4 com a biblioteca libadwaita. E, eventualmente, todas as extensões precisam ser vinculadas ao libadwaita para uma melhor experiência e temas.
  • software GNOME é reformulado no GNOME 41. O novo design traz uma barra lateral esquerda com categorias (semelhante à caixa de diálogo Configurações). Não há mais categorias na página inicial de acordo com o design anterior. A barra lateral esquerda contém as categorias de software, como Trabalho, Brincar, Socializar, etc. E você pode escolher e instalá-los.
  • O carrossel principal para aplicativos em destaque na página inicial é mais elegante, com cantos arredondados e imagem em destaque mais ampla. A seção esquerda também contém entradas de menu separadas para aplicativos instalados e aplicativos que requerem atualizações.
  • O aplicativo de software é responsivo e oculta a barra esquerda de forma inteligente quando redimensionado.
  • A página de grade do aplicativo vê uma melhoria quando usado um dispositivo apontador, como mouse, em vez de toque. A página de grade começa a arrastar imediatamente quando usado um dispositivo apontador.
  • Agora você pode usar longos deslizamentos na animação do espaço de trabalho.
  • O gerenciador de arquivos Nautilus também fez pequenas melhorias. As mudanças de código são feitas na janela de propriedades para evitar mudanças acidentais no nome do arquivo. E a caixa de diálogo arquivo não encontrado agora mostra o nome do arquivo.
  • A Calculadora do GNOME foi totalmente revisada. Ele agora possui botões de cores brilhantes para o sinal de igual e para remover os números. O menu da IU também mudou para mostrar os modos da calculadora no menu de hambúrguer.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.