O Ubuntu 22.04 descartou todas as configurações que permitiam o uso e habilitação do Ubuntu Pro, conforme o planejamento inicial. Esta é uma pequena alteração que não afetará a maioria dos usuários que desejam instalar o sistema operacional da Canonical. No entanto, isso deve afetar alguns que usam essa distribuição para desenvolvimento. Porém, a notícia deixou alguns usuários preocupados, com muitos se perguntando por que esse anúncio tardio foi feito agora. E isso não ocorreu à toa, pois as notificações para quem testava o Ubuntu apareciam a todo instante, logo após o login.
Esta iniciativa para remover o Ubuntu Pro da distribuição padrão chegou bem tarde no desenvolvimento. E tudo porque o back-end foi atrasado, então eles decidiram remover as configurações do Ubuntu Pro e mostrar apenas as configurações do Livepatch como antes. No entanto, os desenvolvedores garantem que ele será adicionado novamente no futuro.
Devido ao atraso do back-end, queremos remover as configurações do Ubuntu Pro e mostrar apenas as configurações do Livepatch conforme mostrado anteriormente. Esse recurso será adicionado novamente em um momento futuro.
Ubuntu 22.04 descarta recursos do Ubuntu Pro
O Ubuntu Pro é uma configuração premium do Ubuntu projetada para desenvolvedores, ambientes de negócios e uso profissional. Oferece um ambiente DevOps mais seguro, com patches de segurança, suporte por 10 anos etc. O Livepatch é outro recurso do kernel para o sistema da Canonical, pelo qual você não precisará reinicializar após determinadas atualizações.
Resumindo, se você é usuário do Ubuntu, não se preocupe com o suporte ao Ubuntu Pro, não é algo que irá afetá-lo. Ubuntu Pro é o novo Ubuntu Advantage, que visa principalmente para ambientes empresariais e usuários que o utilizam para o campo profissional. E é que essa configuração forneceu medidas de segurança muito mais rígidas e algumas outras vantagens, como evitar reinicializações após algumas atualizações.
Tudo em troca do pagamento de uma taxa à Canonical para lhe fornecer este serviço adicional. No entanto, poderia ser usado completamente grátis, mas não é recomendado. Na verdade, você deve ver alguns avisos se decidir usá-lo gratuitamente para usuários domésticos. Ou seja, você não deve usar a versão gratuita em processo.
O suporte ao Ubuntu Pro não é algo que a maioria dos usuários “regulares” precisa. O Ubuntu Pro parece ser apenas um novo nome para Ubuntu Advantage. Conforme falamos, destina-se principalmente a usuários corporativos/empresariais e aqueles com necessidades de segurança muito rigorosas. O Ubuntu Pro/Advantage é uma produto pago, mas também está disponível gratuitamente (com algumas ressalvas) para usuários domésticos.
Para mais informações sobre o Ubuntu Pro veja o site oficial.
Com informações do Ubunlog