O Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster” compila recentemente a transição do Linux 5.19 como em uso pelo Ubuntu 22.10/22.04.2 para um kernel baseado no Linux 6.1. Isso levou alguns usuários a se perguntarem se a Canonical mudou de curso ao partir para o Linux 6.1 LTS em vez do kernel Linux 6.2 que está estável desde o mês passado. Felizmente, esse não é o caso e o Ubuntu 23.04. A distribuição está se preparando para em breve lançar o Linux 6.2 em todos os tipos de kernel. Sendo assim, o Ubuntu 23.04 vai lançar kernel baseado no Linux 6.2.
Linux 6.2é o kernel estável mais recente e melhor até o lançamento do Ubuntu 23.04 em 20 de abril.
Ubuntu 23.04 vai lançar kernel baseado no Linux 6.2
O kernel Linux 6.3 não será lançado até o final de abril ou início de maio, enquanto o congelamento do kernel Ubuntu 23.04 será em 6 de abril. Enquanto isso, o Linux 6.1 é o lançamento de suporte de longo prazo de 2022 e o que o Ubuntu Lunar mudou recentemente para muitas de suas compilações de kernel. Felizmente, porém, o Linux 6.2 está sendo direcionado para esta próxima versão não-LTS do Ubuntu.
O desenvolvedor de longa data do Ubuntu, Dimitri John Ledkov, da Canonical, comentou na lista de discussão:
“…no Lunar, nenhuma versão 6.1 adicional será feita para nenhum tipo de kernel por enquanto. E o desembarque v6.2, em todos os tipos, está em andamento.”
É ótimo vê-los comprometidos com o Linux 6.2. O kernel 6.2 tem Intel Arc Graphics estabilizado/pronto para uso para GPUs DG2/Alchemist, melhor suporte Radeon RX 7000 série “RDNA3”, suporte inicial NVIDIA GeForce RTX 30 no Nouveau, várias melhorias para Xeon Scalable “Sapphire Rapids “servidores, Call Depth Tracking para melhor desempenho da era Skylake e outras vantagens de recursos em relação ao Linux 6.1 LTS. Para o Intel Arc Graphics e melhor suporte AMD RDNA3 em particular e outras adições de suporte de hardware, estou feliz que eles tenham escolhido 6.2 em vez de 6.1.
O lançamento oficial do Ubuntu 23.04 está previsto para 20 de abril, enquanto imagens ISO diárias estão disponíveis para aqueles que desejam ajudar nos testes.
Ubuntu Anuncia Suporte Oficial para o PolarFire SoC FPGA Icicle Kit RISC-V Board
Após o trabalho de trazer o Ubuntu Linux para as placas RISC-V, como StarFive VisionFive 2, LicheeRV, Nezha e outras, a Canonical anunciou hoje que publicou uma imagem RISC-V otimizada para a placa de desenvolvimento “Icicle Kit” com tecnologia Microchip PolarFire SoC FPGA.
O PolarFire SoC FPGA Icicle Kit é uma placa de desenvolvedor RISC-V alimentada por este SoC FPGA que é alimentado por um núcleo de monitor SiFive E51 e quatro núcleos de aplicativos SiFive U54. Esta placa possui 2 GB de memória LPDDR4, flash SPI de 1 GB e flash eMMC de 8 GB junto com um slot para cartão SD.
O Kit Icicle possui quatro interfaces SERDES de 12,7 Gbps, porta raiz PCIe Gen2, Gigabit Ethernet duplo, dois SPI e um cabeçalho de 40 pinos compatível com Raspberry Pi. Não há suporte para exibição/gráficos.
O Icicle Kit foi anunciado como sendo uma placa de desenvolvimento de “baixo custo”, mas atualmente custa US $ 590, o que está fora do alcance da maioria dos entusiastas/desenvolvedores independentes de baixo custo, especialmente para o que será um desempenho relativamente sem brilho.