Ubuntu 24.04 LTS para habilitar ponteiros de quadro por padrão para melhor criação de perfil e depuração

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Ubuntu 24.04 LTS para habilitar ponteiros de quadro por padrão para melhor criação de perfil e depuração. A Canonical decidiu para o Ubuntu 24.04 LTS que agora eles habilitarão ponteiros de quadro por padrão ao criar pacotes. Ainda haverá seletivamente alguns pacotes em que eles decidem desativar os ponteiros de quadro devido à sobrecarga de desempenho, mas o foco nessa mudança é melhorar o suporte pronto para depuração e criação de perfil na distribuição Linux.

Após o Fedora decidir habilitar ponteiros de quadro por padrão para suas compilações de pacotes para ajudar na depuração e criação de perfil com os pacotes de estoque, o Ubuntu Linux agora fará o mesmo.

O Ubuntu habilitará ponteiros de quadro por padrão para todas as plataformas de 64 bits com o Ubuntu 24.04. Em casos de sobrecarga de desempenho muito grande, para pacotes selecionados, eles ainda omitirão os ponteiros de quadro.

Ubuntu 24.04 LTS para habilitar ponteiros de quadro por padrão para melhor criação de perfil e depuração

Há uma pequena penalidade de desempenho associada à alteração, mas nos casos em que o impacto é alto (como o interpretador Python), continuaremos a omitir ponteiros de quadro até que isso seja resolvido. Nossa análise sugere que a penalidade em arquiteturas de 64 bits está entre 1-2% na maioria dos casos. Não faremos essa alteração em arquiteturas de 32 bits onde a penalidade é maior.

Ubuntu 24.04 LTS para habilitar ponteiros de quadro por padrão para melhor criação de perfil e depuração

Permitir esse acesso trivial a insights de desempenho, combinado com o compromisso de investir no desempenho da plataforma da Canonical, facilitará melhorias globais de desempenho para o Ubuntu e as cargas de trabalho que ele suporta.

Essa mudança e reconstrução de todos os pacotes do Ubuntu 24.04 deve acontecer nas próximas semanas.

Esta notícia chega apenas um dia depois que a Canonical anunciou que está explorando a compilação de nível de recurso de microarquitetura x86-64-v3 do Ubuntu Linux daqui para frente.

Disseram-me que isso é parte de um esforço mais amplo da Canonical com o aumento de seus esforços para se concentrar no desempenho do Ubuntu Linux. Será ótimo ver tudo o que eles gerenciam para o Ubuntu 24.04 LTS e, claro, estarei com benchmarks à frente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.