Um novo assistente de boas-vindas e o uso do NVIDIA Wayland serão algumas das melhorias que farão parte do novo Ubuntu 24.10 em desenvolvimento.
Quem adiantou a série de novidades foi o desenvolvedor Oliver Smith, que está trabalhando como Diretor de Engenharia Interino para a equipe do Ubuntu Desktop na Canonical. Assim, ele compartilhou alguns planos de roteiro em torno do Ubuntu 24.10.
Com este sendo o primeiro lançamento pós-LTS após o Ubuntu 24.04 Long Term Support do mês passado, eles estão mais livres para inovar neste ciclo e têm muitos ótimos planos para melhorar a experiência de desktop Linux.
Ubuntu 24.10 traz mais melhorias e vem com NVIDIA Wayland por padrão e Novo Assistente de boas-vindas
Oliver em um post no Ubuntu Discourse delineou hoje alguns de seus planos Ubuntu 24.10. No momento, esses são apenas planos, mas espero que a maioria – se não todos – deles consigam se materializar a tempo para o lançamento do Ubuntu 24.10.
Ubuntu 24.10 vai gastar muito tempo polindo recursos existentes e novo código que foi mesclado no Ubuntu 24.04 LTS. Oliver retrucou que é “polimento, polimento, polimento”.
O Ubuntu 24.04 LTS havia planejado o suporte completo à criptografia de disco baseado em TPM, mas esse suporte expandido à criptografia de hardware não se materializou para esse ciclo de suporte de longo prazo. Agora esse é o objetivo do Ubuntu 24.10 de ter criptografia de disco completa apoiada por TPM disponível para aqueles que desejam que ela complemente as opções de criptografia de disco existentes do Ubuntu.
Além disso, o desktop Ubuntu 24.10 espera entregar uma nova experiência de primeira inicialização completa. A Canonical quer redesenhar seu assistente de boas-vindas para melhorar a experiência inicial do desktop Ubuntu daqui para frente.
O Ubuntu 24.10 também pretende ver melhorias em seu App Center, o suporte para instalações de pacotes Debian de terceiros a partir da GUI deve chegar em breve como uma ausência notável do Ubuntu 24.04 LTS. Também haverá ainda mais trabalho em torno da integração do Snaps.
O Ubuntu 24.10 também verá mais trabalho em torno do uso do kit de ferramentas Flutter do Google. A esperança também é ver a transição do Flutter de GTK3 para GTK4.
Outra mudança que o engenheiro da Canonical está olhando para o Ubuntu 24.10 é Wayland por padrão para gráficos NVIDIA. O GNOME 47 deve estar em ótima forma com seu suporte Wayland e a esperança é que o suporte a drivers proprietários da NVIDIA esteja em super forma em outubro.
Alguns outros itens de trabalho do Ubuntu 24.10 incluem trabalho contínuo no desktop imutável do Ubuntu Core, Easter Eggs do 20º aniversário, melhorias contínuas do Windows Subsystem for Linux (WSL) e muito mais. A Canonical também planeja aumentar a equipe do Ubuntu Desktop em “pelo menos mais 50%” no próximo ano.
Saiba mais sobre os planos de desktop do Ubuntu 24.10 via Ubuntu Discourse.