in

Ubuntu ainda trabalha suporte à instalação do ZFS

Porém, a novidade não deve chegar a tempo para estrear no Ubuntu 19.04.

ZFS on Linux 0.8 liberado com criptografia nativa, TRIM e remoção de dispositivo

Nos últimos meses vimos os desenvolvedores da Canonical trabalhando no suporte a ZFS no desktop Ubuntu e no suporte à partição raiz ZFS.Tudo para que o desktop Ubuntu pudesse (opcionalmente) ser instalado em uma partição ZFS On Linux. Esse trabalho tem sido continuado e parece que podemos ver os frutos desse trabalho para o ciclo do Ubuntu 19.10. Portanto, é provável que não chegue para o Ubuntu 19.04.

Como parte do trabalho em um novo instalador de desktop Ubuntu que alavanca seu trabalho Curtin do lado do servidor, a Canonical teve vários desenvolvedores avaliando opções de instalação do ZFS para aproveitar as ofertas do Ubuntu ZFS dos últimos anos na capacidade de usar facilmente o ZFS no Linux com seus estoque kernel/packages. 

Trabalho avança

Embora a Canonical tenha ocasionalmente descartado recursos experimentais no final dos ciclos de lançamento e após o congelamento de recursos, parece que esse trabalho do ZFS / novo-instalador será para o ciclo do Ubuntu 19.10, em oposição a uma oferta experimental de última hora para anunciar para o Ubuntu 19.04 que será lançado no final deste mês. 

O empreendimento da ZFS é um grande esforço e também não ouvimos falar muito do seu novo trabalho de instalação. Porém, o objetivo do ciclo do Ubuntu 19.10 é necessário se eles quiserem este trabalho pronto para o Ubuntu 20.04 LTS no próximo ano. Os ciclos do Ubuntu Long Term Support tendem a ser bastante conservadores e, geralmente, os principais recursos precisam estar prontos para o lançamento do LTS-1. Assim, permite testes mais aprofundados antes do envio da funcionalidade em um lançamento tão importante para o usuário. 

O mais recente sobre o esforço de instalação do Ubuntu ZFS pode ser encontrado nas notas de desktop desta semana. Didier Roche resumiu os últimos acontecimentos como: 

Características do ZFS: 

  • Leia inteiramente o oracle doc: https://docs.oracle.com/cd/E19253-01/819-5461/index.html;
  • Experimentando várias outras opções no layout de conjuntos de dados para o sistema rollback/snapshot/fowards e o usuário conjuntos de dados.
  • Muitos scripts reescritos;
  • Revisadas todas as opções padrão para propriedades do pool e do sistema de arquivos;
  • Documentação atualizada com este layout do ZFS. Solicitando feedback;
  • Trabalhe na imagem canary para obter uma instalação fácil para experimentar com o ZFS, atualizando o ppa para construir a partir de (https://launchpad.net/~ubuntu-desktop/+archive/ubuntu/canary-image/+packages): 
  • Criamos o primeiro configuração curtin. Encontrados bugs em curtin;
  • Adicionado alguns scripts de instalação para encapsular chamadas curtin e criações de usuário padrão na pós-instalação (já que precisamos criar os conjuntos de dados separadamente). Em um pacote temporário do zfs-install;
  • Adicionamos esses pacotes ao livecd-rootfs e pedimos uma nova construção de imagem;
  • Depuração e análise dos geradores do sistema para problemas de pedidos e possíveis montagens de terceiros. Também mexeu-se no gerador de snap para o ponto de montagem que poderia criar alguns problemas com o zfs-mount.service;
  • Nós procuramos uma solução temporária (https://launchpadlibrarian.net/417855920/zfs-linux_0.7.12-1ubuntu5_0.7.12-1ubuntu5zfs1.diff.gz), já que o zfs 0.8 tem um gerador completo (contendo o mesmo bug que encontramos um sistema real);
  • Encontrei alguns problemas com passagens de várias camadas e problemas de compilação depurada: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/livecd-rootfs/+bug/1823685.

Com a Red Hat continuando a trabalhar no XFS/Stratis como seu jogo de armazenamento e o SUSE continuando a ficar atrás do Btrfs, a Canonical parece estar configurada com o ZFS On Linux para o sistema de arquivos cobiçado, embora isso permaneça fora da árvore. Kernel Linux e em uma área indiscutivelmente legal devido ao licenciamento Oracle/Sun CDDL.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

fedora-31-vai-mesmo-remover-pacotes-para-python2

Fedora 31 vai mesmo remover pacotes para Python2

grub-2-04-traz-novos-recursos

GRUB 2.04 traz novos recursos