Mapa métricas Ubuntu

A Canonical revelou  as métricas iniciais de desktop coletadas dos usuários do Ubuntu 18.04 LTS desde o lançamento do sistema operacional em abril de 2018. As informações foram obtidas pela ferramenta de coleta de dados que faz parte da versão atual. Assim, este pode ser um dado positivo da tão criticada ferramenta criada, segundo a Canonical, para melhorar o Ubuntu. O mecanismo está presente na nova tela de boas-vindas, exibida apenas uma vez após a primeira inicialização.Então, de acordo com os dados coletados, o Ubuntu é usado em todo o mundo.

Métricas Ubuntu

Os dados coletados pela Canonical para melhorar o sistema operacional Ubuntu Linux continham informações sobre o sabor e a versão do Ubuntu, configurações dos usuários, software instalado, conectividade de rede, fabricante OEM, família de CPU, RAM, tamanho do disco, resolução de tela, fornecedor e modelo da GPU. Além disso, são coletados dados de localização dos usuários com base nas opções escolhidas durante a instalação.

Isso ajudaria a empresa a entender melhor as necessidades de seus usuários e suas configurações de hardware para tornar o Ubuntu mais rápido e melhor suportado. A Canonical disse que os dados coletados serão divulgados em algum momento, e hoje a empresa revelou as primeiras métricas de desktop para seu sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que parece ser usado em todo o mundo.

Brasil é um dos países com mais usuários

[bs-quote quote=”Esses dados são baseados no fuso horário selecionado na instalação e não na geocodificação do endereço IP. Não armazenamos o endereço IP. Os EUA têm a maior concentração, mas isso pode ser distorcido pelas pessoas que usam os padrões durante a instalação. Brasil, Índia, China e Rússia também são grandes usuários do Ubuntu e nós temos usuários em todo o mundo, em todos os países.” style=”style-2″ align=”center” author_name=”Will Cooke ” author_job=”Gerente de Engenharia de Desktop” author_avatar=”https://sempreupdate.com.br/wp-content/uploads/2018/06/willcooke_headshot_200x200.jpg” author_link=”https://blog.ubuntu.com/author/willcooke”][/bs-quote]

 

Instalação leva 18 minutos, em média

Tempo de instalação do Ubuntu

Os dados coletados pela Canonical são referentes aos últimos 2 meses. Vários outros números interessantes foram revelados. Entre eles, o tempo médio de instalação do Ubuntu Desktop, que leva cerca de 18 minutos. Além disso, um quarto dos usuários do Ubuntu 18.04 LTS escolhe atualizar de uma versão anterior. Outros 15% usam a recém-introduzida instalação mínima.

Opções de instalação do Ubuntu

No que diz respeito às configurações de hardware, a maioria usa o Ubuntu 18.04 em uma única CPU. Este vem com 4 GB ou 8 GB de RAM e uma tela Full HD (1080p). Além disso, parece que a maioria dos usuários limpa seus discos e reinstala o Ubuntu do zero. Paralelamente, baixam as atualizações durante a instalação e permitem os add-ons restritos.

Particionamento de discos com Ubuntu

Diante disso, a Canonical disse que todas essas informações coletadas dos usuários do Ubuntu permanecem anônimas. Por fim, assegurou que planejam implementá-las em um site público que será revelado nos próximos meses durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish). A nova versão está agendada para 18 de outubro de 2018.

Para mais informações, confira a página do Ubuntu Report no Github.

Ubuntu Report

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como instalar programas pelo terminal em várias distribuições Linux

Previous article

Youtube cria novas ferramentas para quem deseja lucrar com vídeos

Next article

You may also like

More in Notícias