Ubuntu MATE 22.04 LTS lançado para SBCs Raspberry Pi

Faça o download agora desta versão do sistema para computadores da linha Raspberry Pi 4.

O mantenedor do Ubuntu MATE, Martin Wimpress, anunciou nesta semana, no Twitter, o lançamento e a disponibilidade do sistema operacional Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi. Portanto, o Ubuntu MATE 22.04 LTS acaba de ser lançado para SBCs Raspberry Pi.

O Ubuntu MATE 22.04 LTS chegou em 21 de abril de 2022, como parte do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish). No entanto, apenas para PCs de 64 bits. A partir de hoje, o Ubuntu MATE 22.04 LTS também está disponível para placas Raspberry Pi, como Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 3+, Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi CM4 (Compute Module 4).

Ubuntu MATE 22.04 LTS lançado para SBCs Raspberry Pi

O Ubuntu MATE 22.04 LTS para Raspberry Pi vem com todos os recursos do Ubuntu MATE 22.04 LTS para PCs, como o mais recente ambiente de desktop MATE 1.26, kernel e pilhas gráficas mais recentes e uma cadeia de ferramentas recente, mas também algumas melhorias e novos recursos direcionados ao Raspberry Dispositivos Pi.

Por exemplo, a nova versão vem com um compositor aprimorado, melhor desempenho de reprodução de vídeo, suporte a zswap (lz4) ativado por padrão para uma experiência mais suave, bem como tamanhos de imagem otimizados.

Outros recursos incluem:

Ubuntu MATE 22.04 LTS lançado para SBCs Raspberry Pi.
  • suporte a Wi-Fi;
  • Ethernet e Bluetooth em modelos compatíveis;
  • expansão automática do sistema de arquivos online;
  • saída de vídeo via composto ou HDMI;
  • saída de áudio via conector de áudio de 3,5 mm ou HDMI;
  • acesso GPIO via GPIO Zero e WiringPi;
  • suporte para inicialização USB;
  • bem como a habilitação do driver VC4/V3D (full KMS) por padrão.

“O Ubuntu MATE para o Raspberry Pi fornece um ambiente de desktop completo e familiar que serve principalmente para computação básica de desktop. Também é de interesse para fabricantes e hackers de dispositivos que desejam direcionar o Ubuntu para seus projetos”, diz a página do projeto.

Se você estava esperando para instalar o Ubuntu MATE 22.04 LTS no seu dispositivo Raspberry Pi, pode baixar as imagens para arquiteturas ARM64 (AArch64) ou ARMhf. Então, para isso, vá agora mesmo no site oficial. As imagens ARM64 são disponíveis para modelos Raspberry Pi com mais de 2 GB de RAM.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile