in

Ubuntu migra lentamente para Mir 1.x/Wayland

Ubuntu migra lentamente para Mir 1.x/Wayland

Ainda é lento o processo de migração do Ubuntu para Mir 1.x/Wayland. Com o lançamento do Ubuntu Touch OTA-7, você pode estar curioso para saber como este projeto UBports está se movendo junto com a adoção do moderno Mir 1.x que fornece suporte a Wayland. Infelizmente, ainda vai demorar um pouco até que isso aconteça. Confira neste post que o Ubuntu migra lentamente para Mir 1.x/Wayland.

Código ultrapassado

Com o Mir 1.x, agora há suporte ao cliente Wayland. Assim, a Canonical incentiva os desenvolvedores de aplicativos/toolkits a segmentar APIs Wayland em vez de Mir. Do mesmo modo, há suporte a EGLStreams KMS para NVIDIA e outros novos recursos. 

Porém, no caso do Ubuntu Touch, ele ainda está usando o código do servidor de exibição Mir antigo. Esse código ainda é dos tempos em que a Canonical buscava a convergência Unity 8 + Mir + e eles não estavam buscando nenhum suporte Wayland

Novos esforços

Durante esta semana, no Ubuntu Touch Q + A 42, eles forneceram uma atualização sobre os esforços da Mir 1.x: 

Como o Mir 1.X está chegando? Marius está trabalhando com ele. A Wayland está funcionando bem, embora por algum motivo estranho os dispositivos da Qualcomm não estejam rodando. Ele fornece uma inicialização muito mais rápida. Os resultados estarão no canal Edge em breve, mas ainda está muito longe de se integrar ao cotidiano do Ubuntu Touch. Não estaremos migrando imediatamente para o Wayland no próximo estágio da integração, disseram os desenvolvedores. 

Outros recursos

Portanto, é uma ótima notícia ouvir que o trabalho do Mir 1.x vai levar a startups de aplicativos mais rápidas no Ubuntu Touch. Além disso, pode em breve estar no seu canal Edge (teste). No entanto, é lamentável que demore um pouco para fazer parte do seu stack oficial. 

Porém, o lado positivo para este esforço de telefone/tablet Ubuntu, é o novo libhybris no Ubuntu Touch. Ele permitirá mais facilmente portar o sistema operacional para mais dispositivos Android, o navegador Morph continua a ser melhorado, um novo aplicativo Telegram está a caminho, e outros progressos estão sendo feitos.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Btrfs tenta de novo adicionar suporte de criptografia

Btrfs tenta de novo adicionar suporte de criptografia

Chrome 73 ativa decodificadores de vídeo do Mojo para Linux

Chrome 73 ativa decodificadores de vídeo do Mojo para Linux