in

Ubuntu poderá ter suporte oficial para Raspberry Pi

Medida deve valer a partir de outubro com chegada o Ubuntu 20.10.

Ubuntu poderá ter suporte oficial para Raspberry Pi

O sonho de poder executar o Ubuntu no Raspberry Pi 4 pode estar mais próximo do que você pensa. A versão Ubuntu 20.10 de outubro pode introduzir suporte oficial para o desktop Ubuntu no Raspberry Pi. Na verdade, a ideia surgiu após uma provocação do líder do desktop Ubuntu Martin Wimpress no Podcast da distribuição.

O recém-anunciado Raspberry Pi de 8GB certamente se parece mais com um PC desktop de baixo custo, compatível com ARM, e mais do que capaz de executar versões de desktop “completas” de distribuições Linux como o Ubuntu.

Embora o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi já seja um “feito”, é uma edição de servidor sem GUI e não o desktop com todos os recursos que muitos preferem usar. A questão de quando uma imagem oficial da área de trabalho do Ubuntu para o Pi pode chegar – se é que existe – é regularmente pesquisada no Google. Porém, agora temos pelo menos uma pista de que isso possa mesmo ocorrer.

Ubuntu poderá ter suporte oficial para Raspberry Pi

Ubuntu poderá ter suporte oficial para Raspberry Pi

Em um episódio recente do Ubuntu Podcast, como observado por Joe RessingtonMartin diz:

Talvez, talvez … Ssh, está certo, não conte a ninguém, [mas] uma das coisas [omg! o artigo do ubuntu no Ubuntu 20.10] não tinha nele … talvez estejamos trabalhando no desktop do Ubuntu para o Raspberry Pi.

Agora, é certo que não é muito difícil instalar um ambiente de área de trabalho completo no servidor Ubuntu – facilitado pela ferramenta de código aberto Desktopify. Contudo, ter uma compilação de área de trabalho genuína disponível ofereceria benefícios de qualidade, integração e teste que, de outra forma, não estão disponíveis.

Embora a provocação de Martin não tenha garantia total de que o desktop Ubuntu para Raspberry Pi esteja realmente acontecendo, é uma indicação bastante sólida. Ele fala por volta dos 28 minutos do podcast que esta é uma possibilidade. Pelo menos podemos concluir que a equipe está ciente da demanda e está trabalhando para atendê-la de alguma forma.

Se quiser ver um Raspberry Pi Ubuntu 20.04 LTS observe como isso pode ser feito no vídeo abaixo de Martin Wimpress:

Fonte: Ubuntu Podcast S13e11