in

Ubuntu terá drivers NVIDIA proprietários sempre atualizados

De acordo com anúncio da Canonical, isso vale para versões LTS.

Ubuntu terá drivers NVIDIA proprietários sempre atualizados

A partir de agora, o Ubuntu terá drivers NVIDIA proprietários sempre atualizados. O anúncio foi feito pela Canonical pelo Twitter. Bem, na verdade, a conta da distro confirmou uma mensagem com a informação. Assim, a promessa é de que sempre teremos versões atualizadas desses drivers nas versões LTS.O mesmo vale para os demais sabores do Ubuntu, como o Linux Mint ou o Elementary OS.

Antes era difícil ter drivers NVIDIA proprietários sempre atualizados no Ubuntu

 

Até agora, qualquer um que quisesse instalar atualizações de driver binário da Nvidia no Ubuntu 18.04 LTS precisava usar um PPA separado. Poderia usar pacotes aleatórios distribuídos on-line ou instalar o driver manualmente, à moda antiga.

As versões LTS do Ubuntu são aquelas lançadas em anos pares. Além disso, são focadas na  estabilidade, no suporte de longo prazo e geralmente não atualizam seus pacotes. Exceto para corrigir problemas ou aplicar patches de segurança. Portanto, a partir de agora, os drivers proprietários da NVIDIA podem ser adicionados nesta contagem. Isto é essencial para os usuários dessas placas gráficas.

A mágica é possibilitada pela iniciativa SRU (Stable Release Update). Então, é esse esforço que mantém outros aplicativos, como o Mozilla Firefox e o Chromium, atualizados em versões de suporte de longo prazo. Do mesmo modo, a iniciativa está sendo estendida para incluir o driver proprietário da Nvidia para Linux.

Os mais recentes drivers da Nvidia no Ubuntu LTS

Ubuntu terá drivers NVIDIA proprietários sempre atualizados

Esta não deixa de ser uma grande notícia. Especialmente após toda a polêmica em torno do suporte a aplicativos de 32 bits que afetaria principalmente quem usa a distro para jogar. A notícia de que você não precisa adotar uma distro diferente, como o Pop OS, apenas para obter os drivers mais recentes da Nvidia, seria uma maneira tranqüilizadora de lembrar as pessoas de que o Ubuntu ainda é a melhor escolha de jogos.

O anúncio se deu de uma forma inusitada. A conta do Ubuntu no Twitter twittando um link para um vídeo do canal do YouTube “The Linux Experiment”:

O clipe curto oferece uma excelente visão geral das mudanças que estão chegando.

A atualização do driver da Nvidia é empacotada e enviada para o -proposedcanal de atualizações. Lá o driver passa por testes. Se tudo estiver bem, migra para o canal normal -updates.

Aproveite também em outras distros

A atração de drivers novos e aprimorados é uma das razões pelas quais muitos usuários do Ubuntu optaram por usar as versões provisórias ou (em alguns casos) mudar a distribuição inteiramente.

Com essa mudança, há menos uma razão para isso.

Os usuários de qualquer distribuição Linux baseada no Ubuntu u18.04 LTS, como o Linux Mint 19.1, o Zorin OS 15 e o elementary OS, poderão tirar proveito disso.

Então, se você está ansioso para instalar o driver Nvidia 430 no Ubuntu 18.04 LTS por causa de seu suporte a GPUs mais recentes (incluindo o Quadro P520, RTX 3000 e T1000 e T2000), esta notícia será bem-vinda.

Você pode ativar o fluxo de atualizações -proposed e instalar o driver Nvidia 430 agora. Porém, saiba que isso não é recomendado e você poderá encontrar problemas. Caso contrário, basta sentar e deixar a atualização chegar até você quando estiver pronta.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

google-vai-lancar-uma-nova-rede-social-em-breve

Google vai lançar uma nova rede social!

KDE Applications 19.08 chega em 15 de agosto

KDE Applications 19.08 chega em 15 de agosto