Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

14/05/2021 às 07:06

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu Touch OTA-17 lançado

Ubuntu Touch OTA-17 lançado

A comunidade UBports lançou esta semana o Ubuntu Touch OTA-17 como a versão mais recente deste sistema operacional que tem como base o Ubuntu e é destinado a smartphones e tablets. Além disso, esta distribuição Linux atualmente oferece suporte a mais de duas dúzias de dispositivos diferentes.

Assim, o novo Ubuntu Touch OTA-17 traz suporte para os dispositivos Xiaomi Redmi Note 7 Pro e Xiaomi Redmi 3s, 3x e 3sp além dos dispositivos existentes com suporte. Porém, a grande novidade do Ubuntu Touch OTA-17 é que ele também oferece suporte para hardware de comunicação de campo próximo (NFC). Sendo assim, é compatível com dispositivos com a camada de compatibilidade de hardware do Android 9. O Ubuntu Touch OTA-17 também traz várias correções de software de câmera, um layout de teclado macedônio e atualizações do Mir 1.2 para o Mir 1.8.1.

Ubuntu Touch OTA-17 lançado para telefones Ubuntu com suporte NFC e muitas melhorias

Ubuntu Touch OTA-17 lançado

O Ubuntu Touch OTA-17 continua alimentado pelo conjunto de recursos do Ubuntu 16.04 LTS, uma versão que deixou recentemente de receber atualizações de segurança e de software por ter chegado ao final da vida útil. Entretanto, a transição para Ubuntu 20.04 LTS como base Ubuntu Touch continua em andamento. Então, devido a esse foco na transição do Ubuntu 20.04, o OTA-17 é bastante leve em termos de mudanças. Espera-se que o Ubuntu Touch OTA-18 como seu próximo lançamento ainda tenha o Ubuntu 16.04, mas eles estão felizes com o progresso feito para a eventual migração 20.04.

Lista de aparelhos compatíveis com o Ubuntu Touch OTA-17

LG Nexus 5
OnePlus One
FairPhone 2
LG Nexus 4
BQ E5 HD Ubuntu Edition
BQ E4.5 Ubuntu Edition
Meizu MX4 Ubuntu Edition
Meizu Pro 5 Ubuntu Edition
BQ M10 (F)HD Ubuntu Edition
Nexus 7 2013 (Wi-Fi and LTE models)
Sony Xperia X
Sony Xperia X Compact
Sony Xperia X Performance
Sony Xperia XZ
Sony Xperia Z4 Tablet
Huawei Nexus 6P
OnePlus 3 and 3T
Xiaomi Redmi 4X
Google Pixel 3a
OnePlus 2
F(x)tec Pro1
Xiaomi Redmi 3s/3x/3sp (land)
Xiaomi Redmi Note 7
Xiaomi Redmi Note 7 Pro
Xiaomi Mi A2
Volla Phone
Samsung Galaxy S3 Neo+ (GT-I9301I)
Samsung Galaxy Note 4

O Pine64 PinePhone e o PineTab são atualizados independentemente do restante desses dispositivos. O canal estável para o PinePhone e PineTab não receberá uma atualização rotulada como “OTA-17”, informa o anúncio oficial.

Mais detalhes sobre o lançamento do Ubuntu Touch OTA-17 via UBports.com. O projeto também postou seu Q&A 100 para obter mais informações sobre os acontecimentos atuais em torno desta plataforma móvel com Linux.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.