Ubuntu trabalha para fornecer um bom suporte para a placa RISC-V de baixo custo VisionFive

Nas últimas semanas, os desenvolvedores do Ubuntu têm trabalhado para trazer e melhorar o suporte para o Starfive VisionFive, que é um dos computadores single board RISC-V de “baixo custo” mais promissores até hoje. Felizmente, para o Ubuntu 22.10, veremos um bom suporte para este computador RISC-V abaixo de US$ 180. Sendo assim, o Ubuntu trabalha para fornecer um bom suporte para a placa RISC-V de baixo custo VisionFive.

O Starfive VisionFive é atualmente uma placa RISC-V que custa cerca de $ 179 dólares que se destina a executar distribuições Linux RISC-V completas. A placa vem em duas variedades com 4 GB ou 8 GB de memória do sistema, alimentada por um dual-core SiFive U74 RV64 SoC de 1,0 GHz, mecanismo acelerador de aprendizado profundo NVDLA, Tensilica-VP6 Vision DSP e um mecanismo de rede neural. A placa também possui WiFi 802.11n, Bluetooth 4.2, saída HDMI, quatro portas USB 3.0, Gigabit Ethernet e alimentação via USB-C ou pelo conector GPIO de 40 pinos.

Considerando o desempenho da placa de desenvolvimento HiFive Unmatched muito mais capaz (que também é várias vezes mais cara) e mesmo que às vezes seja superada pelo Raspberry Pi, não fique muito animado com o SoC RISC-V de 64 bits de 1,0 GHz dual-core para cargas de trabalho de uso geral. Porém, esta placa VisionFive pode ser interessante para alguns aprendizados de máquina e outras utilidades, graças aos seus aceleradores adicionais. É também uma das poucas placas RISC-V capazes de executar uma distribuição Linux completa no espaço abaixo de US$ 200.

Ubuntu trabalha para fornecer um bom suporte para a placa RISC-V de baixo custo VisionFive

Desde o kernel Linux 5.17 upstream tem havido suporte principal para a placa VisionFive v1. Os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para habilitar a placa StarFive VisionFive para sua compilação do kernel RISC-V. Atualmente, eles estão trabalhando em vários problemas, como ativar o suporte a Bluetooth. Um dos engenheiros da Canonical também disse estar “ainda tentando entender por que os gráficos do Fedora são mais rápidos”.

De qualquer forma, o Ubuntu tem um interesse aparente na placa VisionFive, então esperamos que ela se materialize como um dos computadores de placa única RISC-V bons e de baixo custo para aqueles que desejam experimentar a computação RISC-V. Dependendo do varejista da Internet, alguns ainda listam o VisionFive como um status de “pré-venda” ou “esgotado”. Portanto, esperamos que o Ubuntu e outras distribuições estejam prontas para esta placa quando a disponibilidade diminuir.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile