in

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

O recurso atual é considerado muito aquém do necessário.

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Escanear a impressão digital para fazer login na área de trabalho do Ubuntu está bem perto de ficar muito mais simples já nos próximos meses. Os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando com o projeto libfprint para melhorar o suporte aos métodos de autenticação biométrica nas distribuições Linux baseadas no GNOME, incluindo o próprio Ubuntu.

Muitos dispositivos agora estão sendo enviados com leitores de impressões digitais, e isso se tornou uma maneira natural de desbloquear a sessão do usuário, diz Martin Wimpress, líder da área de trabalho do Ubuntu, em um post do blog para mostrar o trabalho que foi feito no Ubuntu 20.04 LTS.

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Da mesma forma, Wimpress acrescenta que “o suporte ao Linux para esses dispositivos tem sido geralmente fraco nos últimos anos”.

Portanto, juntamente com a equipe de design do GNOME e o projeto libfprint, há uma melhor interface para adicionar e registrar, gerenciar e remover impressões digitais sendo duramente trabalhada.

Fingerprint no GNOME Shell

O GNOME Shell (e, portanto, o Ubuntu) já suporta login de impressão digital. Isso pode ser configurado através do painel Configurações> Usuários  porém, este é um recurso que precisa de muitas melhorias antes de funcionar a contento.

Mesmo quem não tem um dispositivo robusto o suficiente para ter um scanner de impressões digitais, deve se animar. Este é um recurso cada vez mais comum em notebooks das diversas marcas e preços.

Quer saber quando você pode colocar as mãos na experiência aprimorada?

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Todo o trabalho aprimorado de impressão digital estará disponível para os usuários do Ubuntu 20.04 LTS em um futuro próximo, chegando como atualização estável (SRU).

Enquanto isso, se você tiver um leitor de impressões digitais que funcione no Linux, poderá usar a interface do usuário atual para fazer login no Ubuntu 20.04 LTS. Contudo, neste caso, muitos fãs do Focal Fossa, já possuem.

OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.