SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

ULauncher: Um lançador de aplicativos claro e rápido para Linux, saiba como instalar

Entre os muitos lançadores de aplicativos disponíveis para GNU/Linux, o Ulauncher vem se destacando por sua praticidade e rapidez. É um Software gratuito escrito na linguagem de programação Python, além de usar poucos recursos de hardware, funciona em quase todos os ambientes de desktop Linux, como: Gnome, Cinnamon, Unity, Mate, Xfce, Lxde e Openbox com Tint2. Neste artigo, saiba como instalar.

Recursos do ULauncher

O programa oferece recursos de pesquisa e busca, onde você pode por exemplo: abrir aplicativos instalados, navegar por pastas e abrir arquivos, assim como pesquisar no Google, Stackoverflow e na Wikipedia. Veja abaixo algumas figuras ilustrativas com o software em execução.

Algumas características do Ulauncher

  • Lançador instantâneo de aplicativos: O Ulauncher fornece resultados de pesquisa instantâneas. Ele também possui uma opção para lembrar suas escolhas anteriores e seleciona automaticamente os programas ou arquivos mais usados.
  • Pesquisa difusa: digite o nome de um aplicativo sem se preocupar com a ortografia.
  • Atalhos: melhore seu fluxo de trabalho com atalhos personalizáveis. Crie atalho para pesquisa na web ou seus scripts de execução.
  • Navegador rápido de diretório: procure arquivos e diretórios com facilidade. Como exemplo, digite ~ ou / para iniciar a listagem de pastas e conteúdo.

Principais atalhos do Ulauncher

Use Ctrl + Espaço – Para exibir ou fechar o Ulauncher, vale lembra que essa sequência pode ser alterada nas configurações.
/ – Para procurar arquivos.
so – Pesquisas diretas no stackoverflow.
g – pesquisa no google.
wiki – pesquisa em wikipedia.

Saiba como instalar o Ulauncher no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Com o terminal aberto digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:agornostal/ulauncher
sudo apt-get update
sudo apt-get install ulauncher

Conclusão

O Ulauncher tem suporte para as versões do Ubuntu 17.04 Zesty, 16.04 Xenial, 14.04 Trusty, Linux Mint 18 e 17, outros derivados. Caso julgue necessário, visite o site oficial e baixe as versões deb e rpm.

Comentários