A Amazon Web Services tornou o Amazon Linux 2022 agora disponível publicamente em forma de visualização como a versão mais recente de sua distribuição Linux. Sendo assim, surge a distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora
O Amazon Linux e/ou Amazon Linux 2 foi baseado em uma combinação de pacotes RHEL e Fedora, enquanto na versão atual do Amazon Linux 2022 eles observam que é explicitamente baseado no Fedora. Além de aparentemente ser mais orientado para o Fedora agora do que o RHEL, com o Amazon Linux 2022 eles estão fazendo a transição para uma cadência de lançamento formal de dois anos entre os lançamentos, enquanto têm lançamentos pontuais trimestrais.
A AWS pretende fornecer as principais atualizações do Amazon Linux a cada dois anos, enquanto cada versão principal terá cinco anos de suporte e atualizações trimestrais de versão secundária.
Quanto às mudanças observadas no Amazon Linux 2022, “AL2022 usa o projeto Fedora como seu upstream para fornecer aos clientes uma grande variedade dos softwares mais recentes, como tempos de execução de linguagem atualizados, como parte de lançamentos trimestrais. Além disso, o AL2022 tem o SELinux habilitado e reforçado por padrão.” Certamente há mais mudanças a caminho, enquanto isso é apenas o que eles delinearam para o anúncio de hoje.
Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora
A visualização do Amazon Linux 2022 está disponível em todas as regiões comerciais e vem sem custos adicionais de nuvem. Estarei executando alguns benchmarks de nuvem do Amazon Linux 2022 em breve no Phoronix em relação a outros tipos de sistema operacional no Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).
Estamos anunciando a visualização pública do Amazon Linux 2022 (AL2022), o novo Linux de propósito geral da Amazon para AWS que foi projetado para fornecer um ambiente de execução seguro, estável e de alto desempenho para desenvolver e executar seus aplicativos em nuvem. A partir do AL2022, uma nova versão principal do Amazon Linux estará disponível a cada dois anos e cada versão terá suporte por cinco anos. Os clientes também poderão tirar proveito das atualizações trimestrais por meio de versões menores e usar o software mais recente para seus aplicativos. Por fim, o AL2022 oferece a capacidade de bloquear uma versão específica do repositório de pacotes Amazon Linux, dando aos clientes controle sobre como e quando absorvem as atualizações.
O breve anúncio AL2022 pode ser lido em aws.amazon.com.
Atualização: mais recursos do Amazon Linux 2022 estão listados por meio deste repositório GitHub. Além das otimizações usuais e do trabalho de segurança, alguns outros itens observados incluem patch live do kernel, reforço extra do kernel e muito mais. O Amazon Linux 2022 está usando o kernel Linux 5.15 LTS.