União Europeia investe no Protonmail, que deve lançar novos serviços

A empresa suíça Proton Technologies AG, que administra serviços como ProtonMail e ProtonVPN, recebeu 2 milhões de euros da União Européia para desenvolver um conjunto de serviços criptografados. Apesar de a empresa estar sediada fora da UE, a Suíça tem acordos bilaterais com a UE. Assim, ela foi qualificada para o financiamento do programa europeu Horizon 2020.

O Proton também apontou que cerca de 40% de todos os seus usuários vivem na UE. Além disso, outros  20% de sua força de trabalho está baseada em escritórios localizados na República Tcheca e na Lituânia. Assim, segundo a UE, isso justifica ainda mais o prêmio.

Em um post no blog, Proton disse que o financiamento representa a UE alinhada com a postura de privacidade da empresa:

A UE agora sinalizou claramente seu apoio aos direitos de privacidade e está apostando na Proton Technologies para fornecer uma resposta européia aos monopólios de mineração de dados de gigantes de tecnologia dos EUA, como o Google. Em resumo, não apenas ganhamos uma quantia significativa de financiamento, mas também um poderoso aliado nas duras batalhas que estão por vir, diz o anúncio.

Para ganhar os fundos, a Proton passou por um exame minucioso de sua equipe, tecnologia, finanças e partes interessadas. Também teve que visitar Bruxelas para apresentar-se à Comissão Européia. A Comissão também obteve informações sobre a empresa junto de cidadãos e empresas da UE que utilizam os serviços. O objetivo foi avaliar melhor a adequação.

O Proton disse que a UE tem requisitos específicos para os fundos. A maior parte dos recursos foi reservada para o desenvolvimento de um terceiro produto. Assim,em breve teremos o ProtonDrive, que deve aumentar sua competitividade global. O Proton admitiu que € 2 milhões podem não parecer muito no grande esquema das coisas. Porém definitivamente acelerará os esforços do ProtonDrive. Outro produto em desenvolvimento é o ProtonKey.

https://twitter.com/rijnders/status/988762322289209344

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile