in

União Europeia quer que todos os smartphones tenham uma porta de carregamento padrão

Essa iniciativa pretende facilitar a vida dos consumidores.

União Europeia quer que todos os smartphones tenham uma porta de carregamento padrão
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Os legisladores europeus fizeram um pedido para que desenvolvam uma porta de carregamento comum para todos os smartphones disponíveis no mercado. A intenção da União Europeia de introduzir uma porta de carregamento padrão para todos os dispositivos portáteis, como smartphones, leitores eletrônicos, tablets e mais alguns, é reduzir a geração de lixo eletrônico. Além disso, essa iniciativa pretende facilitar a vida dos consumidores.

Smartphones com porta de carregamento padrão

Em 2014, a Diretiva de Equipamentos de Rádio da União Europeia exigiu o desenvolvimento de uma porta de carregamento comum, mas a iniciativa foi recusada. Em consideração ao debate realizado em 13 de janeiro de 2019, será realizada uma sessão de votação para tomar qualquer decisão adicional sobre o desenvolvimento de um carregador padrão para todos os dispositivos portáteis.

A União Europeia mencionou em uma de suas avaliações Carregador padrão para celulares: avaliação de impacto inicial (2018) que as políticas de redução de resíduos eletrônicos não foram seguidas completamente, conforme o cenário atual. Hoje em dia, o Apple Lightning, o USB 2.0 Micro B e o USB tipo C são os principais padrões usados pelos consumidores.

A Apple respondeu ao relatório da União Europeia há um ano afirmando que um carregador comum para todos os smartphones faz mal ao meio ambiente e congelará a inovação em vez de incentivá-la.

Conforme mencionado pela Apple, cerca de um bilhão de dispositivos Apple estão usando o lightning port. A introdução de um carregador comum aumentará o desperdício eletrônico em uma escala muito grande. Além disso, prejudicará a conveniência dos usuários e o motivo por trás da diretiva.

União Europeia quer que todos os smartphones tenham uma porta de carregamento padrão
A Apple pode matar o conector Lightning para adotar a porta USB Tipo C na série iPhone 12 mais recente.

De acordo com os relatórios mais recentes, a Apple pode matar o conector Lightning para adotar a porta USB Tipo C na série iPhone 12 mais recente, já que ela já foi introduzida no iPad e no MacBook.

Fonte: Fossbytes

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Começa o desenvolvimento do Qt6

Como instalar o Qttitude no Ubuntu: Crie estilos de janelas para programas que usam Qt

Jack Dorsey diz que o Twitter provavelmente não receberá um botão de edição

Jack Dorsey diz que o Twitter provavelmente não receberá um botão de edição