in

Unity 8 da UBports tem suporte para Wayland

Veja as novidades do smartphone com um sistema Linux

O desenvolvedor líder do UBports, Marius Gripsgard, compartilhou algumas notícias empolgantes: seu código Unity 8 agora está rodando perfeitamente em Wayland. Assim, o sistema operacional desenvolvido para smartphones acaba de ganhar mais este suporte.

Unity 8 da UBports agora tem suporte para Wayland

Unity 8 da UBports tem suporte para Wayland

O UBports conseguiu atualizar seu suporte ao Mir para que o Unity 8 possa usar a moderna implementação do Mir, que fornece suporte a Wayland. Por sua vez, isso significa que o Unity 8 (e o Ubuntu Touch) pode executar aplicativos Wayland. Há também outros benefícios, como agora poder executar o Unity 8 nos drivers gráficos Mesa anteriores, sem precisar de patches Mir, como era o caso anteriormente. Isso também abre o Unity 8 para rodar bem em mais distribuições Linux.

Este trabalho chegará ao Ubuntu Touch da UBports com a próxima versão do OTA-12. Mais detalhes sobre todas as novidades relacionadas ao Wayland no blog de Mario.

Ele explica as razões para mudar para o Wayland:

Portanto, existem muitas razões pelas quais queríamos nos afastar do mirclient e passar para o wayland. A primeira é óbvia: todo mundo usa o wayland. Isso significa que podemos executar todos os aplicativos baseados em wayland no unity8 sem problemas. A segunda razão é que o mirclient já está obsoleto e será removido do mir na versão 1.8. O terceiro motivo é que o mirclient exige que os patches no mesa sejam capazes de executar (…) o Unity 8 em qualquer distribuição, pois a transferência dos patches do mesa para outras distribuições nunca acontecerá.

O que é mir, wayland e mirclient?

Mir: é um servidor de exibição e compositor. Simplesmente, o trabalho do mir é pegar o que o cliente nos fornece e “compor” juntos para poder exibir o conteúdo na tela.

Mirclient: é um protocolo de cliente que foi criado desde o início do mir. No entanto, foi descontinuado e será removido do mir na versão 1.8. Pense no protocolo do cliente como a maneira como o cliente (um aplicativo) conversa com o servidor (mir) para poder exibir seu conteúdo na tela.

Wayland: é um protocolo de cliente como o mirclient, porém, construído para ser independente do próprio servidor. Sendo assim, pode ser implementado em qualquer servidor (como mir, mutter, kwin etc).