Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

17/08/2021 às 09:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Glauber GF

Upgrade do Debian 10 para Debian 11 com Ansible

ansible-debian-11-bullseye

Como todos já sabem, no último dia 14 (agosto de 2021) foi o lançamento da nova release estável do Debian, versão 11 chamado Bullseye, portanto, veja como fazer o upgrade do Debian 10 para Debian 11 com o Ansible. Para saber mais sobre o lançamento do Debian 11, visite a página do projeto e leia as notas de lançamento do Debian 11.

Caso você ainda não tenha o Debian instalado, baixe a imagem ISO do Debian de acordo com sua arquitetura e instale em seu equipamento.

O Ansible trabalha com gerenciamento de configurações, podendo ser executado em vários hosts de uma só vez via conexões ssh. Não precisa de instalação de agentes nos hosts a ser gerenciado para execução do Ansible, ele utiliza uma linguagem própria “humanamente legível” baseada em yaml e python.

O Ansible trabalha com os conceitos de inventário (lista de hosts que serão gerenciadas), playbooks (tarefas a serem executadas) e roles (modularização do código).

Upgrade do Debian10 para Debian 11 com Ansible

Com o lançamento do Debian 11 (bullseye), para nos poupar tempo e esforço nas etapas a serem executadas para fazer o upgrade de versão, vamos utilizar como já mencionado a ferramenta Ansible para fazer esse gerenciamento de configurações e automatização. Para obter ajuda, não deixe de consultar a documentação do Ansible para nortear na criação de roles etc.

Veja no meu GitHub o projeto “ansible-debian-workstation”, nele há várias outras roles que poderá ser utilizada de acordo com cada cenário e proposta de configuração. Abaixo veja um print do código e sinta-se convidado a dar uma olhada no GitHub.

codigo-main-ansible

codigo-ansible

Para a tarefa de upgrade de versão, vamos executar apenas a role dist-upgrade destinada como o nome mesmo diz, chamando-a com o parâmetro -t (tag).

Considerando que esteja na raiz do projeto, rode o comando abaixo para executar a playbook.

$ ansible-playbook -i hosts main.yml -t dist_upgrade

Para checar as tasks antes de serem executadas, acrescente no final o parâmetro -C (“c” maiúsculo).

$ ansible-playbook -i hosts main.yml -t dist_upgrade -C

Vale uma ressalva que a task Reiniciando o servico ‘sshd’ tem o intuito de executar o restart do sshd por causa do bug 948318 após atualização para a ‘versão 8’.

Já a task Atualizando novamente todos os pacotes ‘apt-get dist-upgrade’ tem o intuito de executar o upgrade novamente por causa do bug 988963, pois as atualizações que envolvam libgc1c2 necessitam de duas execuções.

debian-stable-bullseye

É isso pessoal! Vimos como fazer o upgrade do Debian 10 para o Debian 11 com Ansible. Como disse, você está convidado a dar uma olhada no código no GitHub e poder até indicar melhorias ao mesmo.

Usuário de GNU/Linux desde 2002, graduado em Sistemas de Informação, entusiasta na cultura DevOps.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.