in

Usuários da Xiaomi conseguem descobrir apps invasivos à privacidade graças ao recurso “Flare” do MIUI 12

Ele notifica os usuários quando os aplicativos estão interferindo em ações confidenciais.

Xiaomi patenteia um telefone com uma tela que pode ser desconectada do dispositivo

De acordo com a CCTV News, os aplicativos que iniciam com frequência, leem informações do dispositivo e acessam arquivos particulares, podem ser facilmente rastreados pelo recurso de privacidade Flare no MIUI 12 da Xiaomi.

O recurso Flare do MIUI 12 mantém um registro com todo o comportamento sensível dos aplicativos. Além disso, ele notifica os usuários quando os aplicativos estão interferindo em ações confidenciais, como:

  • gravar áudio em segundo plano;
  • fazer uma ligação telefônica;
  • acessar o histórico de chamadas etc.

Usuários da Xiaomi conseguem descobrir apps invasivos à privacidade graças ao recurso “Flare” do MIUI 12

A princípio, entre muitos aplicativos, um software de ensino móvel chamado “You Academy” acessou arquivos e fotos particulares dos usuários cerca de 25.000 vezes em mais de 5 minutos.

Outro aplicativo invasivo de privacidade descoberto é o Tencent Tim, um aplicativo de comunicação popular, que tentou iniciar-se quase sete mil vezes em uma hora. Ele também tenta ler o catálogo de endereços de tempos em tempos.

Usuários da Xiaomi conseguem descobrir apps invasivos à privacidade graças ao recurso "Flare" do MIUI 12
Imagem: Fossbytes.

Além disso, os usuários do MIUI 12 também observaram um comportamento excessivo de autoinicialização e ativação em aplicativos populares chineses, como “Pin Duoduo”, “National K Song”, “King of Glory”, “Sina Weibo” e muito mais.

Os aplicativos tentam iniciar em segundo plano por vários motivos, como executar uma atualização importante, coletar informações do usuário para publicidade direcionada e até aumentar o tráfego no aplicativo.

Mas agora, pelo menos, os usuários da Xiaomi podem rastrear o comportamento dos aplicativos e optar por permitir ou desativar a atividade em segundo plano.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Fossbytes

Leia mais:

Xiaomi está trabalhando em um telefone com zoom de 120x

Vazadas especificações do Redmi 9, Redmi 9A e Redmi 9C da Xiaomi